Cibersegurança: saiba como se proteger!

Você considera o seu ambiente de TI seguro contra as ameaças atuais? Leia nosso artigo sobre cibersegurança e saiba como se proteger!

Diante do aumento do número de casos de crimes digitais, as empresas têm se preocupado com a cibersegurança. Os avanços da tecnologia apresentam uma maior comunicação entre dispositivos e facilidades de transmissão de dados, mas também são uma porta para ataques maliciosos, como roubo de dados e fraudes. 

Nesse artigo abordaremos os seguintes tópicos relacionados a cibersegurança:

  • O que é cibersegurança e como se proteger? 
  • Proteja sua empresa ao identificar cibercrimes
  • Tendências para se proteger 
  • Ferramentas e dicas

Acompanhe a leitura!

 

O que é cibersegurança e como se proteger?

cibersegurança é o termo utilizado para descrever os procedimentos, práticas e tecnologias que estão envolvidos na segurança digital. Dessa forma, essas ferramentas e ações têm como objetivo reduzir os riscos de práticas ilícitas que podem causar danos aos dados do usuário. 

A crescente utilização dos meios digitais por empresas e governos causou certa preocupação entre as instituições, devido aos recorrentes prejuízos por ciberataques.

Quando a empresa não tem a cultura de segurança da informação, é provável que sofra diversos prejuízos. Esses prejuízos podem ser perda total ou parcial de dados, roubo de senhas, suborno para resgate de informações sigilosas, espionagem, manipulação de dados corporativos, disseminação de SPAM, entre outros males. 

cibersegurança é essencial, por isso é importante que você saiba como se proteger para manter o bom funcionamento do seu negócio. Uma organização com o ambiente de TI vulnerável, está passível a ter uma grande perda financeira, além de perder a confiança dos clientes. Os danos relacionados podem ser catastróficos, sendo muitas vezes irreversíveis. 

 

Proteja sua empresa ao identificar cibercrimes 

Existem diversas formas de um programa malicioso se infiltrar no computador, dispositivo móvel ou servidor. Muitas vezes a causa das invasões são decorrentes de falhas humanas. 

Por exemplo, a prática de phishing é uma forma de engenharia social, no qual as pessoas disseminam as fake news. Através do phishing são captadas informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito. É comum sua presença em emails e ferramentas de comunicação instantânea no dia a dia do trabalho. 

Muito similar ao phishing, o smishing é a mesma tática, porém via mensagem de texto. A tendência é sair dos e-mails e ir para ferramentas mais pessoais, onde os usuários estão mais propensos a confiar. 

O comportamento cibercriminoso também pode atingir a Internet das Coisas (IoT). Essa tecnologia é especialmente interessante devido ao grande volume de dados comportamentais que são gerados, como, por exemplo: informações pessoais, financeiras, de saúde e educacionais. 

Os cibercrimes têm evoluído nos últimos anos graças à inteligência artificial. Hoje, existe a criação de malwares e ransomwares que podem ser desenvolvidos com base na automação da inteligência artificial. Dessa forma, os golpes se tornam cada vez mais eficazes. Por isso, a importância de entender sobre cibersegurança e a como se proteger.

 

Tendências para se proteger 

Para 2021, saiba como se proteger com as dicas de tendências sobre cibersegurança:

  • Adequação a LGPD 

Com a Lei em vigor desde dezembro de 2020, as empresas devem buscar conhecer os pontos da legislação a fim de adequar os procedimentos internos de tratamento de dados pessoais. Ao obedecer aos critérios da lei, as organizações estão mais propensas a manter a cibersegurança. 

  • Inteligência artificial 

O investimento em inteligência artificial para a proteção dos dados de empresas e instituições é uma ótima via para não sofrer com ciberataques. Os sistemas automatizados baseados em AI são capazes de testar sistemas, bem como, redes em busca de vulnerabilidades, que podem ser exploradas por cibercriminosos. 

  • Cloud Computing 

Armazenar os dados, bem como, as informações das empresas na nuvem ajudam a reduzir os riscos de invasão. Isso porque os data centers dos provedores são feitos para inviabilizar a disseminação de ameaças. As soluções em nuvem têm um constante monitoramento para mitigar os ciberataques que ocorrem diariamente. 

Os modelos na nuvem têm o dever de cumprir as normativas de segurança e alta disponibilidade. Por isso manter os dados na Cloud é uma ótima alternativa de segurança.

 

Ferramentas e dicas 

A cultura de cibersegurança é o ponto chave para a proteção dos dados da sua empresa. É preciso criar uma mentalidade de segurança da informação entre os colaboradores e clientes, a fim de haver menos abertura para que cibercriminosos invadam a sua empresa. 

Quanto às ferramentas, para cuidar da rede é importante os sistemas contarem com um firewall. Essa ferramenta é uma forma fundamental para a proteção da rede. O firewall faz a comparação de todas as informações enviadas e recebidas, de acordo com os parâmetros preestabelecidos pelo administrador, autorizando ou bloqueando pacotes de dados que entram e saem da rede. O firewall pode bloquear ransomwares, malwares, DDoS, mineração de criptomoedas e muito mais. 

A segunda dica de software são os antivírus. Essa é uma das formas de prevenção mais relevantes contra ataques externos. O antivírus atua na proteção de diversos malwares e phishing, por exemplo. 

 

Confira abaixo os nosso artigos relacionados sobre segurança:

 

Gostou do conteúdo? A Seven disponibiliza muito mais no blog, portanto, venha conferir! E se você deseja saber mais sobre os nossos serviços de segurança da informação, entre em contato. ⬇

 


Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades