Ferramentas de segurança da informação

As ferramentas de segurança da informação são de suma importância quando falamos de TI. 

As tendências em tecnologia estão se sobrepondo de maneira cada vez mais veloz. Essa é uma área que nunca deixa de surgir novos conceitos, pois está sempre em transformação. 

Inegavelmente, rápidas mudanças estão impactando as empresas, que estão funcionando com novos modelos de negócios, os quais só são viáveis se explorarem recursos modernos para seus processos. 

De fato, a utilização de tendências, que surgem com a transformação digital, otimiza os processos e facilita as tarefas do dia a dia de qualquer um. 

Contudo, a integração de tecnologias modernas aos processos tornou a exposição de muitas empresas fácil, acarretando em diversos problemas de segurança. 

Certamente, sem uma estratégia capaz de barrar problemas, rastrear vulnerabilidades e controlar os recursos acessados, ransomware e outros tipos de malwares acabam tendo mais facilidade para invadir sistemas e roubar dados de corporações. 

Por isso, é essencial investir em ferramentas que tornem o ambiente digital mais seguro, evitando prejuízos financeiros e processos judiciais. Você conhece as ferramentas que podem proteger sua empresa de ameaças? 

Acompanhe esse artigo, pois trouxemos as principais para você: 

  • Firewall 
  • Endpoint Detection and Response (EDR)    
  • Antivírus 
  • Sistemas de controle de acesso


Acompanhe a leitura!

 

Firewall 

Migrar para o cloud computing, assim como outras rotinas de sistemas integrados à web, faz com que a necessidade de ter conexões de rede, com alto padrão de funcionamento, aumente. 

Assim, é preciso que as organizações busquem técnicas que permitam a otimização da sua infraestrutura constantemente. 

Para esse contexto, o firewall atua monitorando as requisições, em que apenas os dados permitidos, nas regras definidas anteriormente, poderão trafegar. 

Ou seja, se uma conexão de entrada não corresponder a uma solicitação de dentro da rede, o acesso será negado. 

Isso evita ataques externos, aumenta a confiabilidade da rede corporativa e auxilia na produtividade em trabalhos remotos. 

 

Endpoint Detection and Response (EDR) 

O EDR é uma tecnologia de segurança com monitoramento constante. Ele tem a finalidade de detectar ameaças cibernéticas. 

Essa ferramenta consegue analisar qualquer terminal pelo software, podendo ser um notebook, desktop, smartphone ou tablet. 

Além do EDR fazer o registro de todas as atividades por 24 horas, ele possui mecanismos de análise que criam regras para encontrar ameaças de cibercrimes e armazena os dados para uma resposta adequada no gerenciamento. 

Os controles com esse sistema são feitos de forma preventiva, garantindo que nenhum comportamento suspeito seja descartado.   

Esse é um tipo de DLP (Data Loss Prevetion), um sistema com um conjunto de soluções usado para proteger dados confidenciais extremamente eficaz. 

Ele garante que informações sigilosas não sejam acessadas, roubadas ou perdidas para finalidades fraudulentas no ambiente web. 

Dessa forma, o DLP é uma barreira que impede que a nuvem ou dispositivos sejam invadidos por pessoas não autorizadas. 

A ferramenta EDR utiliza esse recurso dando todos esses benefícios. Sem dúvidas, é uma ferramenta que desempenha excelentes funções na segurança da informação. 

 

Antivírus é uma das principais ferramentas de segurança da informação 

Os antivírus são softwares capazes de detectar cibercriminosos, como ransomware, por exemplo que, após instalado, criptografa dados do dispositivo e nega o acesso a qualquer dado. 

Para retomar o acesso, a vítima precisa pagar pela liberação deles. Sendo que, nesse período de negociação, não há nenhuma segurança de que tanto os dados da empresa como os de seus clientes se mantiveram com integridade.  

Utilizar um antivírus é também uma ótima ferramenta para proteger tantos os dados como o desempenho das máquinas, que muitas vezes é afetado por vírus. 

Até porque, as ameaças virtuais estão por toda parte como programas baixados ilegalmente, pendrives, websites e até e-mails que, inclusive, é um dos principais responsáveis pela distribuição de ameaças virtuais tal qual phishing e smishing. 

Com o antivírus é possível fazer uma gestão simplificada, sem sobrecarga dos computadores e com prevenção antecipada. 

 

Sistema de controle de acesso

Investir em sistemas, para controle de acesso dos usuários, é uma das formas de aumentar a segurança da informação, permitindo o gerenciamento de todos aqueles que se conectam a sistemas internos. 

Dessa maneira, é possível colocar a disponibilidade das informações de acordo com hierarquias que se estabeleceram, através de licenças de usuários.

Isso pode ser feito com controles de identidades virtuais, através de logins, digitais, reconhecimento de retina, entre outros. 

Portanto, proteger dados hoje é uma demanda urgente. Ainda mais com a LGPD em vigor, que mudou a forma como as organizações captam e armazenam dados.

 

Gostou das ferramentas que trouxemos? Essas são algumas das formas de proteger seus dados. 

Para te ajudar ainda mais, disponibilizamos um conteúdo totalmente gratuito, em que você saberá mais sobre boas práticas, a fim de evitar acidentes cibernéticos.

Baixe o ebook Segurança da Informação e conte com a  SEVEN  para te auxiliar com as ferramentas de segurança! Clique abaixo.

 

 


Confira também os artigos relacionados que separamos para você ler também:

SEVEN  disponibiliza muito mais no blog, venha conferir! ?

Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades