Inovação com a nuvem: modelo SaaS

image

Você conhece a inovação com a nuvem no modelo SaaS? Se não, leia o artigo que preparamos para você e descubra mais informações!

A computação em nuvem faz parte do futuro, esse modelo de tecnologia está presente nos setores de empresas em diversos ramos, com a missão de contribuir com a inovação desses negócios. 

Dessa forma, o Software como serviço, mais conhecido como SaaS, é um modelo de software baseado em nuvem, no qual o sistema pode ser acessado via internet. 

A empresa fornecedora é responsável pelo alojamento, gerenciamento e monitoramento do sistema, disponibilizando para os clientes os recursos de acordo com os pacotes, mediante pagamento. 

A utilização do SaaS tem se popularizado entre as grandes plataformas, como a NetflixSpotify, Dropbox, Google e Microsoft. 

Nesse artigo, abordaremos os seguintes tópicos relacionados ao modelo SaaS: 

  • Inovação com a nuvem: modelo SaaS 
  • Desafios do modelo SaaS   
  • Importância da nuvem para o SaaS funcionar 
  • Outros modelos que se beneficiam com a Cloud 


Acompanhe a leitura!

 

Inovação com a nuvem: modelo SaaS 

Não tem como pensar no futuro da tecnologia sem relacionar a Cloud Computing. Esse modelo tem se consolidado nos últimos anos entre as empresas que buscam se manter no mercado competitivo. É certo que a infraestrutura de TI tradicional está em constante transformação, sendo substituída por modelos baseados em pagamento de assinaturas dos recursos utilizados. 

Muitas empresas optam por utilizar o SaaS devido a redução dos gastos e maior praticidade com relação aos modelos tradicionais. A configuração rápida, baseada em uma conta, facilita bastante o processo de aquisição dos softwares, sem a necessidade de instalação ou investimento em servidores. Dessa forma, o SaaS permite que a responsabilidade de TI seja deslocada para o provedor, enquanto a empresa se concentra no Core Business. 

É inegável que a disponibilidade de serviços é um pilar de suma importância para o funcionamento do negócio, e o SaaS se apresenta como uma tecnologia de alta disponibilidade, com o nível de Service Level Agreement (SLA) em torno de 99%. Esse fato ocorre porque o provedor utiliza mecanismos de redundância e equipe especializada, que permitem o funcionamento contínuo das plataformas. 

Outro ponto forte da inovação promovida pelo SaaS é a acessibilidade. Quando a empresa contrata esse modelo, esta recebe os dados de acesso ao sistema, que poderá ter o acesso feito em qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet. É notório que um mesmo sistema pode ter hierarquia de acesso entre os recursos disponíveis, assim, vários funcionários da organização poderão utilizar a solução ao mesmo tempo. 

As falhas e vulnerabilidades são constantemente analisadas no SaaS. Isso, porque o modelo recebe atualizações periódicas, que visam sanar problemas relacionados a ciberataques e outros riscos relacionados aos dados dos clientes. 

 

Inovação com a nuvem: desafios do modelo SaaS 

Apesar da grande vantagem para as empresas em adquirir o SaaS, existem alguns desafios ao fazer a migração para o modelo. Por isso, as corporações devem estar atentas aos seguintes pontos: 

  • Legislação 

Existem modelos inovadores no mercado que não estão adequados às regras brasileiras. Sendo assim, são necessários alguns ajustes para se encaixar às normas. 

  • Conectividade 

O acesso a partir da internet ao SaaS é inovador, por permitir que os dados sejam acessados em qualquer lugar. Contudo, é exigido conexões estáveis, rápidas e confiáveis. Esse cuidado é necessário para manter o sistema disponível, evitando possíveis falhas. 

  • Controle 

O cliente não tem controle sobre os detalhes operacionais, como backup, políticas de segurança e infraestrutura. Esse fato é preocupante para o setor de TI. Todavia, é possível reduzir essa preocupação ao contratar serviços confiáveis de cloud Computing. 

 

Importância da nuvem para o SaaS funcionar 

A nuvem é o meio pelo qual o SaaS é disseminado na web, sendo popularizado no mercado. Pode-se oferecer esse serviço através do Cloud Computing para os clientes do mundo inteiro. 

No Brasil, o modelo SaaS é o mais utilizado em Cloud Computing pelas corporações. De acordo com estudos da Capgemini, 73% dos entrevistados preferem essa metodologia devido as suas vantagens.

 

Outros modelos que se beneficiam com a Cloud 

A Cloud Computing é um ecossistema que abrange, além do SaaS, outros modelos computacionais como PaaS e IaaS. Dessa forma, essas tecnologias utilizam a nuvem como meio para a disponibilização dos serviços. 

Basicamente, a PaaS (Platform as a Service) é um modelo de plataforma como serviço, que tem a função de hospedar e gerenciar um software próprio em determinado ambiente. Dessa forma, a PaaS permite o acesso a dados mais complexos em dispositivos móveis, onde o time pode acessar em qualquer dispositivo conectado à internet. 

Já o IaaS (Infrastructure as a Service) é o modelo em que há a transferência dos servidores físicos para os servidores instalados na nuvem. Dessa forma, as empresas atuam de maneira on-line, necessitando de pouco investimento em equipamentos. 

E se você deseja uma consultoria gratuita de Cloud então clique abaixo.⬇

 


Gostou do conteúdo? Leia o artigo relacionado que separamos para você também:

SEVEN  disponibiliza muito mais no blog, venha conferir! ?

Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades