Sistemas integrados

Os sistemas integrados, também conhecidos como sistemas de gestão, são ferramentas utilizadas para melhorar os processos internos, criando um ecossistema empresarial. Pensando isso, e para ajudar a otimizar os processos da sua empresa preparamos esse conteúdo. Leia o nosso artigo sobre sistemas integrados e entenda sobre o assunto!

Uma empresa é composta por diferentes setores e áreas. Lidar com tantas informações e dados é uma tarefa difícil quando estas não têm unificação. Realizar a busca, monitoramento e análise é mais eficiente quando a organização adota sistemas integrados em seus processos. 

Nesse artigo abordaremos os seguintes tópicos relacionados ao tema: 

  • O que são sistemas integrados 
  • Tipos 
  • Vantagens
  • Monitoramento para sistemas integrados 


Acompanhe a leitura! 

 

O que são sistemas integrados? 

Ao contrário do que muitos pensam, um sistema integrado não é, necessariamente, um sistema único ou uma mesma interface, por exemplo. 

O sistema integrado pode ser a conexão entre diferentes ferramentas e softwares, utilizados pela sua empresa para melhorar o fluxo operacional, finanças, bem como, organização de processos. 

O intuito do sistema integrado é assegurar que a empresa tenha disponibilidade das informações e dados internos para os diferentes setores, com acesso mais rápido, permitindo o cruzamento de dados mais simplificado. 

Quando o sistema integrado promove a interação com todos os componentes da empresa, as equipes dos mais diversos setores conseguem ter acesso aos mesmos dados e informações. Dessa forma, os resultados se apresentam mais produtivos e assertivos.

 

Tipos 

ERP (Enterprise Resource Planning) 

Muitas vezes o termo ERP e Sistemas Integrados são utilizados como sinônimos, contudo são duas coisas diferentes. 

Como citado anteriormente, um sistema integrado é a reunião de diferentes softwares que se inter-relacionam, não é exatamente um sistema único. Já o ERP, conhecido como Planejamento de Recursos Empresariais é um tipo específico de sistema integrado que concentra todas as informações em um banco de dados único. 

Pode-se utilizar esse modelo em sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão.

API (Application Programming Interface) 

APIs são ferramentas que realizam a integração de sistemas com intenção de facilitar a rotina, estabelecendo um fluxo de comunicação. As APIs são utilizadas, por exemplo, em lojas virtuais, onde são integrados nas práticas de pagamento gateways ou bancos. 

Outro exemplo do dia a dia é a integração entre o sistema da Smart TV e da Netflix. Ambas contam com sistemas diferentes, contudo, os APIs permitem a comunicação entre elas.

CRM (Client Relationship Management) 

O gerenciamento de Relacionamento com o Cliente é um sistema integrado de gestão, que tem como objetivo fidelizar o cliente, atuando em três grandes áreas: a automação da gestão de marketing, a gestão comercial, mas também a gestão de seu serviço ou produto. 

O sistema CRM atua na captação de um banco de dados com as informações dos clientes, assim como a integração com sistemas de vendas e desempenho. É através do CRM que são feitas as automações para entrar em contato com o cliente, seja por e-mail ou outras formas de comunicação.

BI (Business Intelligence) 

O Business Intelligence tem como função aperfeiçoar as análises de dados, mas também de gerar resultados que fomentam decisões e ações. Para ter acesso aos dados, é importante que o BI esteja integrado ao ERP e CRM. Assim, é possível realizar análises mais profundas, com a geração de gráficos, painéis, relatórios e cenários que reflitam a realidade da empresa. Dessa forma, é elevando a produtividade, a eficácia e a lucratividade do negócio. 

 

Vantagens 

  • Melhor comunicação entre os setores 

Com os sistemas integrados, todas as áreas da empresa terão acesso às mesmas informações. Dessa forma, evita-se tarefas incompletas, retrabalhos, dados repetidos, planilhas soltas, demora nas entregas, entre outros problemas cotidianos. 

  • Aumento da produtividade 

É notório que a produtividade se beneficia com a integração dos sistemas. Nesse modelo, o planejamento se torna mais assertivo, os processos mais eficientes, apresentando desse modo, resultados certeiros. 

Com os sistemas integrados, é mais fácil identificar os processos que estão funcionando bem como os que necessitam de otimização, reduzindo os desperdícios de tempo e aumentando a produtividade. 

  • Redução de custos 

Com o aumento da eficiência nos processos, as tarefas se tornam baratas. A troca de informações aumenta a colaboração do time, reduzindo erros bem como repetição de atividades desnecessárias. Ao final de cada mês, é possível notar o quanto cada ação otimizada pode auxiliar financeiramente a empresa, apresentando resultados mais satisfatórios.

Como vimos, ter em sua empresa sistemas integrados e entender sobre o assunto é essencial para ajuda a garantir que o acesso das informações seja muito mais rápido e simples, possibilitando que dados sejam cruzados e as que as análises sejam mais completas. 

 

Monitoramento para sistemas integrados

Sistemas integrados apresentam monitoramento mais eficiente. Nesse modelo, é mais fácil realizar o mapeamento dos processos e ações internas, a fim de identificar prejuízos, mas também de encontrar as melhores soluções. 

Com as tarefas do Core Business e tantas obrigações, é difícil acompanhar 24×7 os problemas da sua organização. Por isso, para cuidar de toda a infraestrutura de TI em tempo real, com tecnologia de ponta e qualidade, criação de alertas, relatórios, dashboards, e atualizações, o IMS On Demand da Seven ajuda sua empresa a sanar os incidentes através de processos automatizados. Converse com os nossos especialistas em Monitoramento IMS On Demand, clicando abaixo. 

 


Gostou do conteúdo? Leia os artigos relacionados que separamos para você também:


SEVEN  d
isponibiliza muito mais no blog, venha conferir! ?

Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades