Cloud Computing: saiba como reduzir os custos com sua TI

A busca por redução de custos costuma ser uma tarefa constante dos setores de TI. Contudo, é necessário que a escolha feita pela equipe não comprometa a produtividade e inovação. Nesse sentido, para ter uma governança otimizada, os serviços na nuvem têm sido a escolha predileta entre os gestores de empresas. Por isso, a solução em nuvem é uma excelente escolha para o seu negócio. Aprenda mais sobre Cloud Computing e saiba mais como reduzir os custos com a sua TI!

A Cloud Computing apresenta diversos benefícios para os sistemas e banco de dados. Isso porque a nuvem traz dinamismo, apresentando para os profissionais de infraestrutura agilidade e inovação, com menos riscos de falhas e perda de dados. 

Nesse artigo, abordaremos as os seguintes tópicos relacionados ao tema: 

  • Como reduzir custos com a sua TI 
  • A produtividade e inovação com a Cloud Computing 
  • Como utilizar melhor esses recursos? 
  • Calculando os custos com a calculadora AWS


Acompanhe a leitura sobre Cloud Computing e saiba como reduzir os custos com sua TI!

 

Como reduzir custos com a sua TI 

A redução de custos é uma realidade para as empresas que adotam a Cloud Computing. Esse fato ocorre devido a economia com: 

  • Redução dos investimentos em infraestrutura, como servidores, equipamentos de armazenamento e hardwares de segurança. Ao se adaptar ao serviço na nuvem, a empresa estará isenta de preocupações que são evidentes no modelo On-Premise. 
  • Menor da necessidade de mão de obra especializada, como a equipe de desenvolvimento. Quando a organização contrata o serviço de Cloud Computing, ocorre a integração de um suporte especializado. Dessa forma, não será necessário se preocupar em manter uma grande equipe de TI para realizar o gerenciamento, manutenções e correções no sistema. 
  • A flexibilidade presente na Cloud é um fator muito importante para a redução de custos. Isso porque este modelo oferece um serviço escalável, a empresa paga apenas pelos recursos utilizados. Caso a empresa necessite de redimensionamento dos recursos, como aumento ou redução da capacidade, não será necessário se preocupar com a infraestrutura, basta alterar o plano contratado. 

A produtividade e inovação a Cloud Computing 

Uma das maiores preocupações dos gestores de uma empresa é manter o negócio competitivo, com recursos que permitam que a organização se apresente no mesmo nível ou acima da concorrência. 

Nesse sentido, a inovação e produtividade são requisitos chave para a continuidade do negócio. Assim, ao implantar os serviços de nuvem, é certo que os processos da empresa se tornarão mais dinâmicos e ágeis. 

A adoção da Cloud Computing proporciona uma maior mobilidade para a empresa. Isso porque é possível acessar os recursos e dados em qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. Todos os dados são salvos na nuvem, assim, não é necessário investir em drives e equipamentos de armazenamento. 

Além disso, a produtividade cresce com a adaptação da empresa à nuvem, devido a alta disponibilidade, com cerca de 99% de SLA (Service Level Agreement). Dessa forma, evita-se pausas para manutenção, backup e atualizações, reduzindo o tempo de inatividade do sistema.

 

Como utilizar melhor esses recursos? 

Atualmente existe uma grande variedade de serviços na nuvem. Escolher qual é o melhor para a sua empresa para ter uma boa utilização não é uma tarefa tão fácil. O usuário pode se confundir com a escolha de plataforma, software, infraestrutura e armazenamento. 

Cada tipo de negócio exige um modelo certo de nuvem, que se encaixa melhor às necessidades daquela organização. Por isso, é necessário conhecer o conceito e os formatos de nuvem que existem no mercado, para utilizar da melhor forma o recurso. 

  • Nuvem pública: Esse modelo é a mais comum utilizada pelas empresas. O ambiente de nuvem pública é multiusuário, compartilhado com outros clientes para a redução de custos. Nela, o cliente pode acessar os aplicativos de computação, armazenamento e hospedável rapidamente em qualquer lugar, em redes públicas. 
  • Nuvem privada: É o ambiente virtualizado exclusivo para uma única empresa. Nesse modelo há a agilidade, escalabilidade, mas também a eficiência da pública. Mas com muito mais controle e segurança, pois o ambiente tem a dedicação com direcionamento para o cliente. É possível hospedar o centro de dados localmente ou no data center do provedor de serviços. Contudo, é necessário um suporte especializado, visto que a demanda de infraestrutura é de autoatendimento. 
  • Nuvem híbrida: Nesse modelo alguns serviços da empresa são direcionados para a nuvem pública e outros para a nuvem privada e possibilita o compartilhamento de informações entre elas.
     

Calculando os custos de Cloud com a calculadora AWS 

Quando bem administrado, a Cloud Computing pode reduzir significativamente os custos da empresa. Desse modo, para ajudar os gestores a estimar e comparar os custos com infraestrutura, o famoso serviço de nuvem da Amazon – AWS, disponibiliza gratuitamente a ferramenta Calculadora AWS. 

A calculadora AWS oferece a estimativa dos valores que serão pagos ao final do mês. Nela, o cliente insere os parâmetros de serviço e usos necessários para o seu aplicativo, e em seguida a ferramenta gera os valores automaticamente na aba “estimativa da sua fatura mensal”. Contudo, essa é apenas uma estimativa dos encargos de uso dos serviços da AWS, os valores das faturas mensais refletirão no seu uso real. 

 

Gostou do conteúdo, veja os artigos relacionados que separamos para você ler também:

 

A Seven disponibiliza muito mais no blog, venha conferir! E se você deseja uma consultoria gratuita de Cloud, então clique abaixo. 

 


Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades