Backup na nuvem: veja como ele é eficaz e qual escolher

Independentemente do tipo de segmento e do tamanho, todas as empresas possuem dados fundamentais para seu funcionamento eficaz e seguro. Dessa forma, o backup na nuvem apresenta uma solução que previne possíveis falhas no sistema, protege contra perigos de ataques cibernéticos e perdas de dados confidenciais. 

Apesar de muitas empresas utilizarem métodos de backups convencionais como pendrive, CDs, HDs externos e outros, os backups em nuvem se tornaram ferramentas muito mais eficientes nessa tarefa. 

Veja, nesse artigo, como o backup em nuvem funciona, quais as vantagens, as melhores opções do mercado e como escolher um para sua empresa. Para isso, dividimos o texto com os seguintes tópicos: 

  • Como funciona o Backup em nuvem e por que investir 
  • Principais benefícios da ferramenta 
  • Melhores ferramentas de backup em nuvem 
  • Qual ferramenta escolher 

 

Como funciona o Backup em nuvem e por que investir 

Diferente dos backups convencionais, o backup em nuvem possibilita que os dados sejam salvos em servidores remotos. 

Através desse recurso, é possível criar, editar, restaurar e gerenciar dados de maneira remota sem perdê-los. 

Assim, com a computação em nuvem, as organizações podem fazer uma cópia de segurança das informações. 

Caso ocorra algum problema que comprometa os dados, a empresa poderá restaurar as informações, podendo continuar as atividades. 

Além de proteger a empresa contra possíveis perdas e crimes cibernéticos, o backup em nuvem também possibilita que elas se adequem às regulamentações de proteção de dados. 

Até porque, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor, a preocupação com o armazenamento de dados de maneira segura cresceu, já que as empresas que descumprirem as regras de segurança, poderão sofrer com processos judiciais e multas. 

 

Melhores ferramentas de backup em nuvem 

Antes de começar a utilizar o backup em nuvem, é importante avaliar os serviços que o mercado disponibiliza. 

Conhecer as funções da ferramenta será fundamental para entender como ela irá solucionar as demandas que sua empresa precisa. 

Por isso, listamos algumas para você:

Dropbox

Essa é uma solução simples e prática que disponibiliza serviços gratuitos e pagos. Uma qualidade, é a possibilidade de escalabilidade cumprindo algumas tarefas, como indicar amigos, por exemplo.

O serviço se integra ao Windows, depois de instalado, e tudo que estiver no dispositivo é copiado para a nuvem.

OneDrive

A ferramenta tem um serviço próximo do anterior, porém não tão popular. Trabalha bem com qualquer tipo de arquivo, mas principalmente com os do Pacote Office, que de forma integrada, possibilita edições colaborativas.

Google Drive

É um ótimo serviço de backup em nuvem do Google, contudo ainda gera algumas desconfianças no que diz respeito à privacidade.

Ele funciona como uma multiplataforma, com acesso aos dados de qualquer dispositivo, em qualquer sistema operacional. 

AWS

O Amazon Web Services é uma plataforma de armazenamento em nuvem da Amazon, que oferece um serviço de segurança avançado e robusto. 

O serviço é fácil de usar, flexível e seguro, pois utiliza uma abordagem de ponta a ponta para proteger e fortalecer a infraestrutura. 

Sem falar, que o cliente paga pelo que usa, sem contratos longos ou compromissos prévios. 

 

Qual ferramenta escolher  

Muitas ferramentas estão disponíveis no mercado, mas nem todas conseguem incluir as demandas de segurança que uma empresa precisa. 

Nesse sentido, a AWS fornece um serviço com ferramentas de monitoramento, para informar se algo não está sendo executado como esperado. 

Isso é feito periodicamente, através de verificações de integridade nas instâncias do grupo de Auto Scaling. 

O monitoramento também utiliza o Personal Health Dashboard (PHD), que fornece notificações, as quais são acionadas por alterações na integridade dos recursos da AWS.  

Ainda é possível armazenar, monitorar e acessar arquivos a distância, configurar grupos para envios de notificações e acompanhar eventos do sistema quase que em tempo real.  

Por isso, é uma excelente opção que promove latência, segurança e disponibilidade para as empresas, com funções relevantes e completas. 


Espero que essas informações tenham você
 ajudado a escolher um backup em nuvem, mas se ainda tiver dúvidas, conte com a Seven. 

Converse com um especialista e tenha uma consultoria, antes de contratar um serviço de cloud computing! Clique abaixo.

 


Confira também os artigos relacionados que separamos para você ler também:

SEVEN  disponibiliza muito mais no blog, venha conferir! ?

Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades