Como garantir a alta disponibilidade do seu ambiente

Em TI, a alta disponibilidade se refere a eliminação de todos os pontos de falha e com a criação de redundância nos processos e equipamentos. Nesse sentido, ações voltadas para a alta disponibilidade tem como objetivo manter as informações acessíveis e seguras mesmo em casos críticos nos servidores. Descubra como garantir a alta disponibilidade do seu ambiente e tenha muito mais sucesso nas operações do seu negócio!

Sabemos que, a indisponibilidade pode gerar efeitos catastróficos nos negócios, que muitas vezes podem ser no setor financeiro. Por exemplo, para a Amazon.com, um minuto de inatividade pode equivaler a US $66.000.  

Nesse sentido, o setor de TI necessita de uma infraestrutura confiável, de alto desempenho, para que os sistemas possam funcionar continuamente por longos períodos de tempo, sem interrupções. 

Pensando nisso, esse artigo apresenta algumas dicas de como garantir a alta disponibilidade do seu ambiente nos seguintes tópicos: 

  • A alta disponibilidade do ambiente e a tolerância às falhas 
  • Como garantir
  • Impactos no seu ambiente a alta disponibilidade e a sua implementação no ambiente
  • O Cloud Computing no cenário da alta disponibilidade 

Alta disponibilidade do ambiente e a tolerância às falhas 

Antes de iniciarmos o assunto, é necessário entender um conceito básico: a diferença entre tolerância a falhas e alta disponibilidade. 

Segundo a IBM, a tolerância às falhas baseia-se em hardware especializado para detectar uma falha de hardware e alternar instantaneamente para um componente de hardware redundante. Já alta disponibilidade não entende a disponibilidade como uma série de componentes físicos replicados, e sim como um conjunto de recursos compartilhados em todo o sistema que cooperam para assegurar os serviços essenciais.  

Como garantir a alta disponibilidade e a sua implementação no ambiente 

Para garantir a alta disponibilidade do seu ambiente, é necessário implementar estratégias de TI de acordo com a infraestrutura do cliente. Assim, o usuário sempre terá a sensação de que o sistema está sempre em modo operacional, independente do que aconteça 

Existem diversas formas de manter a alta disponibilidade e reduzir o tempo de inatividade. Nessa metodologia, não é necessário custo alto, devido a presença dos serviços escalonáveis, como a computação na nuvem. 

A seguir, destacamos algumas ações para garantir a alta disponibilidade do seu ambiente: 

Backup 

Sem dúvidas o backup é uma das formas mais seguras para garantir a alta disponibilidade. 

Quando automatizada, essa política de segurança de dados salva e protege os dados e arquivos em várias versões. 

Existem diversas formas de perder informações, seja por catástrofes naturais, falha em hardware ou software e até mesmo erros humanos, como as sabotagens internas. 

Por isso, para que a empresa funcione de forma estratégica, é necessário adotar o backup automatizado, para garantir a alta disponibilidade e continuidade dos serviços. 

Se você deseja saber se a sua estratégia de backup é eficaz, leia nosso artigo sobre o tema. 

Redundância 

A redundância tem como objetivo garantir a utilização ininterrupta de serviços, a fim de evitar a perda de dados. Em TI, a redundância pode ocorrer em softwares e hardwares, e quanto maior a redundância, menor a probabilidade de interrupção no serviço. 

Com a repetição, a confiabilidade é aprimorada. Então, caso alguma falha inative um sistema primário que é crítico para o serviço funcionar. A redundância permite que um sistema secundário assuma a responsabilidade. 

Nesse sentido, para garantir a alta disponibilidade do seu ambiente, aposte na redundância. Um segundo ou terceiro sistema ou componente deve estar preparado para suprir as necessidades do componente primário. 

Monitoramento 

Obter serviços de monitoramento em seu ambiente de TI permite que, além do fornecimento de informações, seja possível ter a análise das taxas de erro que excedem um limite que se definiu anteriormente. 

O monitoramento pode ser aplicado, por exemplo, em um site de vendas online. Se foi pré-definido que a taxa de erro em pagamento em cartão de crédito é de 20%, então a equipe de NOC será notificada sobre o erro para que haja a verificação. 

Para conhecer mais sobre a importância da equipe NOC (Network Operations Center), leia o nosso outro artigo clicando aqui! 

Impactos no seu ambiente 

A alta disponibilidade tem impacto direto no negócio. É certo que a produção se afeta por períodos de inatividade, mesmo que curtos. A disponibilidade é facilmente afetada por falhas de energia, software e hardware. Por isso, a equipe de TI deve estar atenta aos pontos principais para garantir a alta disponibilidade de servidores. 

Qualquer forma de inatividade pode ser prejudicial para o negócio, visto que é colocado em jogo a confiança do cliente, independente da função que o sistema ou aplicativo desempenha na empresa. 

Nas metodologias de alta disponibilidade, os serviços garantem ser ininterruptos a maior parte do tempo, apresentando, em sua maioria, um tempo de inatividade de 0,0001% (cerca de 5 minutos por ano). 

Nesse sentido, é notório que a adoção da alta disponibilidade do seu ambiente gera diversos benefícios para a continuação do seu negócio, como: 

  • Aumento do desempenho do serviço 
  • Melhora na reputação do seu negócio 
  • Redução da perda de dados 
  • Redução dos impactos gerados por pausas para manutenção 
  • Minimização do impacto da produção durante o backup 

A Cloud Computing no cenário da alta disponibilidade 

Como vimos anteriormente, a redundância é um fator essencial para manter a alta disponibilidade. Nesse sentido, os serviços de cloud Computing são excelentes para a criação de redundâncias, e consequentemente, garantem o funcionamento ininterrupto dos sistemas. 

Ao adotar a Cloud Computing, o seu negócio funciona em qualquer situação, com investimentos menores de infraestrutura, em relação a adoção do On Premise, permitindo maior disponibilidade e elasticidade. 

Para conhecer as diferenças entre On Premise e Cloud, clique aqui e leia o nosso artigo sobre o tema!  

Gostou do conteúdo? A Seven disponibiliza muito mais no blog, venha conferir! E se você deseja uma consultoria gratuita de Cloud então preencha o formulário abaixo!

 


Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades