Sistema legado na nuvem: como fazer a migração das aplicações

O sistema legado na nuvem têm sido um desafio na rotina das empresas. Essas ferramentas apresentam diversas limitações, travamento, perda de dados e ausência de funcionalidades. Neste artigo você aprenderá o que é sistema legado na nuvem e como fazer a migração das aplicações.

Manter um sistema legado em sua empresa pode gerar problemas relacionados aos dados, que estão sujeitos a uma menor qualidade de armazenamento e processamento, além de precisar de um grande esforço para sustentação, alto custo de manutenção e dificuldade de modernização. Nesse sentido, a migração das aplicações mais importantes para a nuvem apresenta muitas vantagens para o seu negócio. 

Pensando nisso, esse artigo apresenta os seguintes tópicos com informações para auxiliar você a realizar a migração do sistema legado para a nuvem: 

  • O que é sistema legado? 
  • Desafios na modernização e inovação das empresas
  • Preocupações com a migração para a nuvem
  • Vantagens


Acompanhe a leitura!

 

O que é sistema legado na nuvem? 

Os sistemas legados são aqueles que se tornaram obsoletos com o passar dos anos, com arquiteturas antigas, linguagens de programação desatualizadas e sistemas ultrapassados. É comum a presença de sistema legado em empresas com muitos anos de fundação. 

Esses sistemas ultrapassados atrapalham diretamente na experiência do cliente, que busca cada vez mais praticidade e modernização dos softwares. Pois os sistemas antigos não oferecem clareza e transparência nas operações relacionadas ao banco de dados e funcionalidades. Nesse sentido, é comum que as empresas tenham prejuízos com a falta de relatórios, dados estatísticos e informações essenciais para o seu funcionamento. 

 

Desafios na modernização e inovação das empresas 

Existem algumas dificuldades para a modernização dos sistemas legados às novas tecnologias. Por exemplo, é exigido muito esforço e tempo para realizar a extração de informações que são armazenadas em tecnologia mainframe para passar para sistemas de aplicativo ou smartwatch. 

Pois há uma corrida acirrada para tornar-se um diferencial para os clientes, oferecendo qualidade de serviço. Nesse sentido, as empresas que não se adequam às novas tecnologias estão sujeitas a ficar para trás em relação à concorrência. É necessário a modernização e inovação para que as demandas internas e externas do negócio sejam atendidas. 

A linguagem de programação é o outro desafio para a modernização das empresas. Isso porque, os sistemas legados costumam utilizar linguagens de programação diferentes, que não conversam entre si. Sendo assim, as organizações acabam necessitando de diversos times para atuar em sistemas específicos, gerando um maior custo com mão de obra especializada. 

Dessa forma, para a modernização desses sistemas obsoletos, é necessário buscar novas ferramentas e técnicas de automação, que visam atender a demanda dos clientes. Por isso, a importância de saber o que é sistema legado na nuvem e como fazer a migração das aplicações, pois assim sua empresa se torna competitiva e sai na frente dos concorrentes.

 

Sistema legado: preocupações com a migração para a nuvem 

Uma das principais preocupações em migrar funcionalidades de um sistema legado para a nuvem é a adoção de soluções extremas. Dessa forma, não é necessário transformar todo o sistema para a nuvem. Os aplicativos e sistemas legados são elementos importantes em todas as empresas, e o uso das novas tecnologias servem para incrementar as aplicações do seu negócio. 

É certo que uma grande quantidade de empresas investiu no passado muito capital em infraestrutura, sendo assim, é difícil abandoná-la totalmente para utilizar as novas soluções digitais. Nesse sentido, é possível operar os sistemas com a integração de armazenamento na nuvem, por exemplo. Dessa forma, ambas as soluções podem ser utilizadas em paralelo. 

Essa adequação pode ser perfeitamente viável. Assim, a empresa pode migrar as aplicações mais importantes para o seu negócio, gerando modificações de interface, parâmetros e configurações, para assim migrar o banco de dados para os serviços em nuvem de alto padrão. 

 

Vantagens 

A modernização é um dos principais pontos de destaque no quesito migração para a nuvem.  Os serviços disponibilizados por provedores na nuvem permitem que os dados estejam em segurança. Além disso, o sistema se torna modernizado devido a presença de interfaces mais atraentes e práticas.  Com isso, os colaboradores não necessitam de um extenso treinamento para se adaptar ao novo. 

Ao migrar as aplicações para a nuvem, a sua empresa tem um suporte de consultoria de alto nível, com profissionais especializados, prontos para agir em caso de falhas. A equipe especializada reduz a inatividade do sistema, impedindo que as atividades sejam paralisadas por longos períodos de tempo. 

A segurança da informação do seu negócio é garantida com a adaptação das aplicações na nuvem. Isso porque no ambiente cloud o acesso não autorizado ao servidor se torna praticamente impossível. O provedor da nuvem assume total responsabilidade em manter os seus sistemas operando o tempo todo com o controle de possíveis ameaças. 

Gostou do conteúdo, veja os artigos relacionados que separamos para você ler também:

 

A Seven disponibiliza muito mais no blog, venha conferir! E se você deseja uma consultoria gratuita de Cloud, então clique abaixo. 

 


Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades