Investir em segurança da informação é fundamental para a saúde da empresa

Manter os dados protegidos é ação cada vez mais importante para as organizações no cenário atual. E isso ficou ainda mais evidente com o avanço tecnológico que teve um grande impulso com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Não é à toa que investir em segurança da informação se tornou a melhor alternativa para manter os serviços com alto nível de disponibilidade. Essa tendência está se consolidando de maneira significativa no mundo corporativo. Uma prova é que os gastos com a proteção dos dados devem alcançar um crescimento de 82% em 2022, considerando o ano anterior, de acordo com pesquisa da PwC Digital Trust Insights 2022, que envolveu 3,6 mil executivos de tecnologia, segurança e negócios. Neste artigo, vamos destacar por que é crucial aplicar recursos financeiros na área de segurança da informação para atingir um desempenho notável e fortalecer a imagem institucional. Confira!

Ter menos riscos de sofrer prejuízos financeiros

Quanto de faturamento uma empresa pode perder por dia, caso os sistemas estejam indisponíveis? Logicamente, a resposta varia de uma companhia para a outra, mas, de qualquer forma, é necessário identificar os danos que um ataque cibernético pode provocar. Com a transformação digital, as organizações estão cada vez mais dependentes da Tecnologia da Informação para estarem mais conectadas com o público-alvo, o que inclui as transações comerciais. Para se ter uma ideia de como a indisponibilidade dos sistemas é prejudicial à saúde financeira, basta lembrar do problema enfrentado pelas Lojas Americanas, o Shoptime e o Submarino. Essas empresas foram vítimas, em fevereiro de 2022, de um ataque virtual, responsável por perdas na ordem de R$ 3,5 bilhões, se levarmos em consideração os ativos dessas organizações na Bolsa de Valores. Essa situação comprova que investir em segurança da informação deve ser uma prioridade, porque é uma iniciativa crucial para minimizar a probabilidade de prejuízos financeiros que podem frear o crescimento ou até, na pior das hipóteses, levar à falência.

Estar em conformidade com boas práticas

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma norma que prioriza a necessidade de as organizações buscarem alternativas para manter as informações com um elevado grau de segurança. Sem dúvida, é uma tarefa bastante complicada em virtude de os cibercriminosos estarem continuamente apostando em métodos mais avançados para atingir as vítimas. Vale destacar que uma companhia pode ser multada em até R$ 50 milhões em caso de roubo ou vazamento de dados. Esse fator, inegavelmente, comprova que seguir boas práticas de segurança da informação é uma questão de sobrevivência.  Para empresas de pequeno e médio porte, o cuidado em evitar as punições da LGPD deve ser ainda maior. Afinal, elas estão mais vulneráveis às mudanças do mercado, o que exige uma gestão orçamentária bastante atenta e um foco em evitar, ao máximo, os problemas relacionados com os ataques cibernéticos. 

Adotar a computação em nuvem de forma estratégica

Não adianta contratar bons antivírus e sistemas robustos, caracterizados pelo foco na usabilidade e na proteção dos dados. Também é fundamental contar com uma infraestrutura tecnológica que permita um funcionamento pleno das soluções tecnológicas vitais para um bom andamento dos serviços. Esse cenário tem contribuído para muitas empresas estarem mais atentas aos benefícios da cloud computing. Por outro lado, é imprescindível ter bom senso na contratação do provedor desse tipo de serviço. Mesmo em um cenário de instabilidade econômica, o preço não deve ser o fator diferencial para escolher um parceiro do segmento de nuvem. É muito importante também levar em consideração a capacidade da equipe, o nível do suporte oferecido e os recursos disponibilizados para manter os dados com um elevado nível de proteção. Dessa forma, as chances de acertar na escolha são bem maiores, o que é fundamental para manter a competitividade em um grande patamar. Não há dúvidas de que investir em segurança da informação é uma iniciativa que deve ser feita de maneira planejada e assertiva. Por isso, é válido ter um conhecimento amplo dos trabalhos realizados pela 7inCloud.  Se está em busca de uma parceria sólida na área de TI, acesse o nosso site agora mesmo e veja como podemos agregar valor ao seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades