O que é Secure by Design e quais as vantagens de utilizar essa abordagem?

secure by design

O termo “Secure by Design” (Segurança por Design) tem sido cada vez mais utilizado na área da segurança da informação. Mas afinal, o que significa essa expressão e qual a sua importância?

Secure by Design é uma abordagem de segurança que deve ser considerada desde o início do desenvolvimento de um produto ou serviço, a fim de garantir que os requisitos de segurança sejam atendidos.

Essa metodologia é importante porque, muitas vezes, a segurança é tratada como um problema apenas para ser resolvido no final do projeto, quando na verdade ela deve ser pensada desde o começo.

A abordagem Secure by Design garante que os requisitos de segurança estejam presentes em todas as etapas do projeto e também auxilia na identificação de possíveis vulnerabilidades durante o processo de desenvolvimento.

Quais as vantagens de utilizar a abordagem Secure by Design?

A abordagem Secure by Design tem várias vantagens, incluindo:

– Ajuda a garantir que os produtos e serviços sejam seguros desde o início, o que pode economizar tempo e dinheiro no longo prazo;
– Aumenta a confiabilidade dos produtos e serviços, já que os clientes saberão que foram projetados com segurança em mente;
– Promove a inovação, uma vez que as empresas precisam pensar de forma criativa para garantir a segurança de seus produtos e serviços.

Porque a abordagem Secure by Design é importante para a cibersegurança?

A abordagem Secure by Design é importante para a cibersegurança porque ela enfatiza a segurança desde o início do design de um produto ou sistema. Isso significa que os criadores do produto ou sistema estão pensando em segurança desde o início, em vez de adicionar medidas de segurança após o produto ter sido criado.

Isso é importante porque muitos ataques bem-sucedidos são possíveis devido a falhas no design do produto ou sistema. Se os designers tivessem pensado em segurança desde o início, esses ataques poderiam ter sido evitados. A abordagem Secure by Design também leva à criação de produtos e sistemas mais robustos e resilientes, pois eles foram projetados para resistir a ataques.

Em suma, a abordagem Secure by Design é importante para a cibersegurança porque ela garante que os produtos e sistemas sejam projetados com segurança em mente, o que pode evitar ataques bem-sucedidos e tornar os produtos e sistemas mais robustos.

Como a abordagem Secure by Design promove a segurança?

A abordagem Secure by Design promove a segurança de diversas maneiras. Primeiro, ela cria um ambiente seguro para o desenvolvimento e implantação de software.

 Em segundo lugar, a abordagem assegura que os sistemas estejam sempre protegidos contra ameaças externas e internas.

 Por fim, a abordagem garante que os dados sensíveis estejam sempre protegidos e que as pessoas tenham acesso apenas às informações necessárias.

Quais são os principais princípios do Secure by Design?

Secure by Design é uma abordagem de segurança que enfatiza a inclusão de medidas de segurança em todas as etapas do design e da implementação de um sistema. O objetivo é garantir que os sistemas sejam seguros por design e não possam ser comprometidos por ataques.


Os principais princípios do Secure by Design são:

Segurança no projeto: as medidas de segurança devem ser consideradas desde o início do projeto, para garantir que o sistema seja seguro por design.

Segurança em todas as camadas: as medidas de segurança devem ser implementadas em todas as camadas do sistema, para garantir a proteção contra ataques em todos os níveis.

Redundância de segurança: os sistemas devem ter mecanismos redundantes para garantir a continuidade da operação em caso de falha de um componente critical.

Separação de responsabilidades: as responsabilidades pelo gerenciamento da segurança do sistema devem ser claramente definidas e separadas, para evitar conflitos e facilitar o cumprimento das medidas de segurança.

Testes rigorosos: os sistemas devem ser submetidos a testes rigorosos antes da implementação, para garantir que estejam à prova contra ataques comuns.

Conclusão

A segurança de informação é um assunto cada vez mais importante e que requer atenção especial.

 A 7inCloud possui uma abordagem de segurança de informação chamada Secure by Design, que oferece diversas vantagens para os clientes. 

Se você gostou desse conteúdo e quer ler mais conteúdos relevantes, assine nossa newsletter!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades