Scanner de Vulnerabilidades – Saiba O Que É e Quais os Tipos de Solução

imagem representando o scanner de vulnerabilidades

Uma das principais ferramentas de segurança da informação é o scanner de vulnerabilidades. Ele é responsável por identificar e classificar as ameaças existentes em um sistema a fim de tomar as medidas necessárias para mitigá-las.

Existem diversos tipos de scanner de vulnerabilidades, cada um com suas particularidades. Alguns são mais completos, outros mais específicos. A escolha da solução ideal vai depender do perfil da empresa e do nível de risco que ela está disposta a assumir.

Neste conteúdo, vamos abordar o que é um scanner de vulnerabilidades, quais os principais tipos existentes no mercado e como escolher a solução ideal para a sua empresa.

O que é um scanner de vulnerabilidades?

Um scanner de vulnerabilidades é um aplicativo que varre um sistema ou aplicativo em busca de vulnerabilidades de segurança.

Esta ferramenta geralmente faz uso de banco de dados com as últimas vulnerabilidades conhecidas e pode executar testes automatizados para verificar se o alvo está realmente vulnerável.

O scanner de vulnerabilidades é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional de segurança da informação e, em muitos casos, também é requisitado pelos reguladores.

Alguns scanners de vulnerabilidades são gratuitos, enquanto outros precisam ser adquiridos. Exemplos populares de scanner de vulnerabilidades gratuito incluem o OpenVAS, o Nessus e o Nexpose.

Embora existam muitas outras opções no mercado, esses três exemplos são os mais amplamente utilizados.

Além disso, existem alguns scanners comerciais que oferecem funcionalidades extras que podem ser úteis para determinadas organizações.

Tipos de soluções de scanner de vulnerabilidades

O scanner de vulnerabilidades é uma ferramenta que analisa um sistema ou aplicação em busca de vulnerabilidades. Essa ferramenta pode ser executada de forma manual ou automatizada e pode ser usada para testar a segurança de um sistema antes que ele seja implantado.

Existem diversos tipos de soluções de scanner de vulnerabilidades disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.

Algumas das soluções mais populares de scanner de vulnerabilidades são as seguintes:

Nessus: é um scanner de vulnerabilidades open source muito popular. É amplamente utilizado por profissionais de segurança e é considerado um dos melhores scanners disponíveis. O Nessus possui uma grande base de dados de vulnerabilidades e pode ser configurado para escanear qualquer tipo de sistema ou aplicação. A desvantagem é que o Nessus não é tão fácil de usar quanto alguns outros scanners e pode ser um pouco confuso para iniciantes.

OpenVAS: é outra ferramenta open source para escaneamento e gerenciamento de vulnerabilidades. O OpenVAS oferece uma interface gráfica amigável e é compatível com a maioria dos sistemas operacionais. A desvantagem é que pode ser difícil de configurar e não possui todas as funcionalidades presentes em outras soluções pagas.

Qualys Vulnerability Management: é uma solução completa para gerenciamento e escaneamento de vulnerabilidades, oferecendo uma interface web intuitiva e diversos recursos úteis, como relatórios detalhados e análise da severidade das vulnerabilidades encontradas. A principal desvantagem do Qualys VM é o seu preço, que pode ser bastante elevado para algumas organizações.

IBM Security AppScan: é uma solução comercial para escaneamento automatizado e gerenciamento de vulnerabilidades em aplicações web. O AppScan oferece diversos recursos úteis, como testes automatizados em vários navegadores e análise detalhada dos resultados do scan. A desvantagem do AppScan é o seu preço, que pode ser bastante elevado para algumas organizações.

Qual a importância do uso do scanner?

O scanner de vulnerabilidades é uma ferramenta essencial para a segurança da informação.

Ele permite que as empresas identifiquem e corrijam problemas de segurança antes que os atacantes possam explorá-los.

Além disso, o scanner de vulnerabilidades também pode ajudar a monitorar o ambiente de TI para garantir que as medidas de segurança estejam funcionando adequadamente.

Como o scanner é utilizado?

O scanner de vulnerabilidades é uma ferramenta usada para identificar pontos fracos em um sistema ou rede.

Ele examina o código-fonte, o conteúdo da rede e os dispositivos em busca de padrões que possam indicar a existência de vulnerabilidades.

Alguns scanners também executam ataques simulados para confirmar a existência de uma vulnerabilidade.

Conclusão

O scanner de vulnerabilidades é uma das principais ferramentas para ajudar na detecção de ameaças à segurança da informação.

É capaz de rastrear a rede em busca de falhas de segurança e apresentar relatórios que auxiliam na tomada de decisões estratégicas.

Aqui, na 7inCloud, oferecemos soluções como o IMS Security para detectar vulnerabilidades adequadas às necessidades de nossos clientes.

Entre em contato conosco e saiba mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades