Quais as diferenças entre nuvem pública e privada?

imagem representando Quais as diferenças entre nuvem pública e privada

Com a proliferação da tecnologia, os termos “nuvem” e “tecnologia em nuvem” estão sendo ouvidos com mais frequência.

Mas o que isso significa?

Basicamente, a nuvem é um ambiente de TI que utiliza uma série de recursos de hardware e software para fornecer serviços aos usuários finais.

Estes serviços podem incluir o armazenamento de dados, o acesso a aplicativos e a execução de tarefas computacionais.

Existem dois tipos principais de nuvem: nuvem pública e nuvem privada.

Neste post, exploraremos as diferenças entre os dois tipos de nuvem.

Nuvem pública

Uma nuvem pública é um tipo de nuvem que é possuída e operada por uma terceira parte (uma empresa de TI).

Os usuários finais podem acessar essa nuvem através da Internet.

Os serviços de nuvem pública são oferecidos de forma gratuita, o que significa que qualquer pessoa pode acessar e utilizar os serviços da nuvem sem nenhum custo.

Vantagens da nuvem pública

As principais vantagens da nuvem pública são:

Acessibilidade: Os usuários podem acessar a nuvem a partir de qualquer lugar, a qualquer momento e de qualquer dispositivo.

– Baixo custo: A nuvem pública oferece um modelo de pay-as-you-go, o que significa que os usuários só pagam pelos serviços de nuvem utilizados.

Escalabilidade: Os usuários podem facilmente escalar os serviços de nuvem conforme suas necessidades mudam.

– Flexibilidade: A nuvem pública oferece aos usuários maior flexibilidade para selecionar os serviços de nuvem que melhor se adequam às suas necessidades.

Desvantagens da nuvem pública

As principais desvantagens da nuvem pública são:

– Segurança: A nuvem pública é um ambiente compartilhado, o que significa que existe o risco de que os dados dos usuários possam ser acessados ou violados por outros usuários da nuvem.

Para evitar isso, é importante escolher um provedor de nuvem que ofereça uma boa segurança. E também é recomendável criptografar os dados para garantir maior proteção.

– Desempenho: Devido ao fato de que a nuvem pública é um ambiente compartilhado, o desempenho dos serviços pode variar de acordo com o número de usuários que estão usando a nuvem no momento.

Isso significa que, à medida que mais pessoas utilizarem a nuvem, ela ficará mais lenta. 

Para evitar esse problema, as empresas estão cada vez mais optando por implantar suas próprias redes privadas de nuvem, o que garante um melhor desempenho e maior controle sobre os serviços prestados.

Nuvem privada

Uma nuvem privada é um tipo de nuvem que é possuída e operada por uma única empresa. Os usuários da empresa podem acessar a nuvem através da rede interna da mesma.

Essa solução é ideal para empresas que desejam ter mais controle sobre seus dados e suas aplicações, além de contar com um nível maior de segurança.

A nuvem privada também permite que as empresas criem soluções personalizadas de acordo com suas necessidades específicas.

As nuvens privadas geralmente são implantadas em data centers próprios ou em data centers de terceiros.

Vantagens da nuvem privada

As principais vantagens da nuvem privada são:

– Segurança: A nuvem privada é um ambiente dedicado, o que significa que os dados dos usuários estão mais seguros, pois só podem ser acessados pela própria empresa.

Isso proporciona maior controle sobre as informações, além de garantir que elas não caiam nas mãos erradas.

Com a nuvem privada, as empresas têm mais autonomia para definir as regras de segurança e os níveis de acesso dos funcionários, o que torna o ambiente mais seguro e protegido.

– Desempenho: Uma das principais vantagens da nuvem privada é o desempenho. Como se trata de um ambiente dedicado, os serviços de nuvem são geralmente mais consistentes.

Isso significa que as aplicações e os dados são processados com mais rapidez e eficiência.

Além disso, a nuvem privada oferece maior controle sobre o ambiente de TI, o que pode ser particularmente útil para empresas que lidam com dados sensíveis.

– Flexibilidade: As empresas podem ter mais controle sobre os recursos de nuvem e como eles são utilizados.

A nuvem oferece uma grande vantagem para as empresas, que agora podem acessar seus dados e aplicativos de qualquer lugar do mundo.

Além disso, as empresas têm mais flexibilidade na hora de escalar seus serviços, o que permite um melhor aproveitamento dos recursos.

Desvantagens da nuvem privada

As principais desvantagens da nuvem privada são:

– Custo: Uma nuvem privada geralmente custa mais do que uma nuvem pública, pois a empresa precisa investir em hardware e software para implantar e gerenciar a nuvem.

No entanto, ela oferece maior controle sobre os dados e o ambiente de computação, além de um nível mais alto de segurança. Por isso, é uma opção ideal para empresas que lidam com dados altamente sensíveis.

– Escalabilidade: É mais difícil para as empresas escalar os serviços de nuvem em uma nuvem privada do que em uma nuvem pública.

Ainda que a nuvem pública seja a mais conhecida, a nuvem privada tem ganhado cada vez mais adeptos, justamente por oferecer um nível de segurança maior.

Por isso, é importante conhecer as diferenças entre as duas e escolher a nuvem que melhor atenda às suas necessidades.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, ou sobre qualquer outro relacionado à TI, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos em seu e-mail!

Mas se você quer saber mais sobre como a nuvem pode melhorar seus negócios e ainda está com dúvidas, converse com um de nossos consultores, é só clicar aqui e agendar o melhor dia e horário que teremos prazer de conversar com você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades