A correria do dia a dia, cobranças por resultados, altas demandas e um ritmo acelerado que desencadeiam insatisfações; geram estresse em profissionais de diversas áreas.
Apesar de nem sempre serem visíveis, os sintomas do estresse podem comprometer o desempenho do profissional, impactando nos resultados almejados pela empresa.
Isso porque, eles podem ser físicos, como palpitações, dores de cabeça, problemas de digestão; ou até psicológicos, como insônia, isolamento, apatia, entre outros.
E na lista das áreas mais estressantes para trabalhar, a de TI está presente.
Contudo, algumas práticas no dia a dia tornam o trabalho mais simples e melhoram o bem estar no trabalho.
Acompanhe a leitura e descubra 4 formas de reduzir o estresse em profissionais de TI.
Veja no artigo:
- Por que profissionais de TI ficam estressados
- Rotina dos profissionais de TI
- 4 dicas para reduzir o estresse na área de TI
Por que profissionais de TI ficam estressados?
Uma pesquisa feita pela consultoria SWNS detectou que a carreira em que mais há profissionais estressados é a de TI. Os profissionais de TI, em nível de estresse, ficam atrás, apenas, dos que trabalham na área de saúde e engenharia.
Dos entrevistados, 37% responderam que sentem dificuldade em cumprir prazos nas tarefas e 31% disseram que é estressante assumir tarefas conduzidas por outros profissionais.
Outro fator impactante na rotina de trabalho é ter que lidar com sistemas legados, com alta complexidade de informações.
Inegavelmente, profissionais de TI trabalham sob alta pressão diariamente. Além de precisarem estar monitorando suas aplicações 24 horas por dia, até finais de semana.
Veja, no próximo tópico, como funciona a rotina desses profissionais.
Rotina dos profissionais de TI
O mercado de tecnologia da informação é bem amplo e continua em crescimento.
Em suma, esta é uma área imprescindível para fornecer soluções que otimizam processos, tanto para grandes organizações como para pequenas.
Nessas empresas, o profissional de TI é responsável por gerenciar as informações, distribuindo em redes de computadores, trabalhando com engenharia de software, processamento de dados, informática e hardware.
Além dos problemas técnicos, os profissionais dessa área têm poder para impactar diretamente nas estratégias da empresa.
Por isso, são profissionais que contribuem com ambiente, gestão, estratégias, cultura organizacional e processos, atuando com infraestrutura, banco de dados e software.
É notável a alta demanda que os profissionais de TI precisam suprir, absorvendo tarefas das mais diversas áreas. Isso porque, nem sempre é possível delegar funções para diferentes pessoas, visto que o Brasil ainda sofre com a carência de profissionais qualificados em gestão de TI.
Nesse sentido, quem trabalha na área acaba assumindo muitas tarefas. Contudo, existem soluções simples e de baixo custo que ajudam a diminuir o estresse desses profissionais e, ainda, otimizar processos, aumentando a produtividade do negócio.
Confira abaixo 4 dicas infalíveis para lidar com esse problema.
4 dicas para reduzir o estresse na área de TI
- Mantenha a comunicação efetiva entre os setores: a falta de comunicação causa problemas como ações repetidas, dados inconsistentes e sobrecarga para os profissionais de TI. A comunicação clara e troca de informações entre a equipe, favorece que o TI não precise sempre ser acionado.
- Faça um monitoramento eficiente: mapear processos e ações internas facilita não só a identificação de prejuízos na empresa como também de soluções que evitam sobrecargas para a equipe.
- Invista em recursos que aumentem a produtividade: a governança corporativa, muitas vezes, preza mais por uma equipe qualificada do que no investimento em recursos tecnológicos. Mas muitas vezes uma equipe qualificada não é o suficiente, pois os profissionais precisam de suporte com máquinas e sistemas que proporcionem agilidade e tarefas bem executadas. Também é altamente custoso para as empresas manter um time sobreaviso 24×7 para atender qualquer incidente que possa acontecer.
- Use um sistema de monitoramento e gerenciamento integrado: além do benefício de garantir que as informações da empresa fiquem sempre disponíveis para diferentes setores e funcionários, uma solução de monitoramento pode reduzir altos custos com a operação fora do horário comercial. Através de alertas automáticos, um sistema de monitoramento avisa imediatamente os responsáveis e até mesmo aplica as correções necessárias antes mesmo de impactar o cliente.
Cada vez mais CEOs e Gestores de TI têm procurado terceirizar seu monitoramento de ambiente por enxergarem maior produtividade dos seus times de tecnologia e diminuição dos custos operacionais. O IMS da Seven, além de oferecer maior tranquilidade para as empresas, foca nos objetivos do seu negócio, deixando você personalizar os indicadores e alertas que mais impactam sua operação e tomada de decisão.
Agora que você já sabe como reduzir o estresse da equipe de TI, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.