Passo a passo da migração para a nuvem

A cloud computing deixou de ser apenas um modismo tecnológico e passou a ser um recurso estratégico para as empresas estarem devidamente habilitadas para os desafios impostos pela transformação digital. E um passo muito importante para atingir esse objetivo é concretizar a migração para a nuvem de forma adequada.

Não é uma tarefa tão fácil quanto possa parecer, porque é preciso bastante planejamento e cuidado para evitar problemas que possam afetar a disponibilidade dos serviços. Atualmente, não contar com uma infraestrutura tecnológica de ponta para manter os trabalhos em um excelente patamar é uma falha que pode gerar sérios danos financeiros e de imagem no futuro.

Com a intenção de ajudar o seu negócio a fazer uma transição adequada para a nuvem, vamos apresentar, neste artigo, um passo a passo sobre como executar essa atividade de maneira exemplar. Confira!

Diagnóstico

O primeiro passo para executar uma migração para a nuvem adequada envolve um diagnóstico da conjuntura atual. Nesse caso, deve ser feita uma análise dos sistemas e dados mais importantes para a organização manter os serviços. 

Com esse trabalho devidamente realizado, fica mais simples identificar o que realmente deve ficar sob a responsabilidade de um provedor de cloud. Afinal, a empresa está fazendo um investimento em uma nova tecnologia com foco em aumentar a eficiência na gestão dos recursos de TI e das finanças. 

Consultoria

De que maneira uma empresa deve se preparar para aderir à computação em nuvem? De fato, é uma pergunta que deve ser analisada com os gestores com muita atenção. Para minimizar os riscos de perda de dados durante um processo, uma excelente alternativa é contar com o suporte de uma consultoria.

Nesse caso, a empresa terá um apoio estratégico para migrar dados e sistemas seguindo as melhores práticas do mercado de TI, considerando as demandas mais prioritárias da organização. 

Afinal, é necessário fazer com que a mudança seja feita de forma praticamente imperceptível pelos consumidores, pois o foco é manter o atendimento e os serviços com elevado grau de disponibilidade. 

Backup e segurança dos dados

Uma das maiores preocupações das companhias durante a migração para a nuvem envolve a segurança da informação. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os casos de vazamento ou perda de informações dos clientes podem resultar em multas de até R$ 50 milhões ou 2% do faturamento bruto.

Esse fator mostra como é essencial adotar boas práticas de backup e usar mecanismos de segurança de dados eficientes para a transição ser executada corretamente. Com os cibercriminosos utilizando meios cada vez mais sofisticados, as empresas devem atuar para minimizar as brechas e não serem vítimas de ataques virtuais, como o ransomware. 

Testes planejados

Não há dúvidas de que a cloud computing é um recurso valioso para o crescimento das empresas, mas a adoção dessa tecnologia deve ser executada de maneira estruturada. Em razão disso, a recomendação é que sejam feitos testes com o suporte do provedor.

Assim, a migração para a nuvem terá menos riscos de causar impactos negativos. Além disso, vai possibilitar que os retorno do investimento seja obtido em curto prazo, o que é fundamental para expandir a competitividade.

Se realmente está disposto a aproveitar a potencialidade da nuvem, vale a pena conhecer melhor os serviços da 7inCloud, maior parceira AWS do Sul do Brasil e que recentemente inaugurou uma unidade em São Paulo para suprir a demanda do mercado nacional.

Fique à vontade para entrar em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a se diferenciar da concorrência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades