A necessidade de administrar um grande volume de dados com agilidade e segurança exige das empresas uma maior capacidade de investir corretamente em Tecnologia da Informação. Esse aspecto, sem dúvida, contribui para um maior foco em migrar os ativos de TI para uma infraestrutura cloud computing.
Nos últimos anos, a computação em nuvem tem se destacado como uma excelente alternativa para as corporações que enfrentam dificuldades de acompanhar as tendências da transformação digital. Inegavelmente, é muito complicado para grande parte das companhias avaliar e decidir, de forma rápida e precisa, o melhor caminho para usar os recursos tecnológicos adequadamente.
Pensando nisso, vamos apresentar alguns fatores que justificam a migração para a cloud computing, dividido nas seguintes partes:
- Dificuldades com o orçamento de TI
- Expansão da demanda acima do estimado
- Problemas com a execução de backup
- Ausência de um plano de recuperação de desastres
Dificuldades com o orçamento de TI
Em uma conjuntura de instabilidade econômica e concorrência acirrada, evitar gastos imprevistos é uma prioridade. Por isso, é muito importante minimizar as ocorrências de manutenções corretivas emergenciais. Afinal, essa prática requer uma despesa acima da média, principalmente quando ocorre além do esperado.
Manter os ativos de TI em bom estado e optar pelas melhores soluções tecnológicas exigem um orçamento muito bem planejado. Caso uma empresa esteja com sérias dificuldades em adotar essa iniciativa, um caminho viável é migrar a infraestrutura para a cloud computing.
Com essa postura, a companhia terá mais condições de contar com recursos tecnológicos de ponta de maneira mais simples e econômica. Além disso, não vai perder tempo e dinheiro com pesquisas de mercado para avaliar quais os equipamentos ideais para investir.
Expansão da demanda acima do estimado
Não é fácil prever a necessidade de armazenamento de dados e o fluxo de acessos em um site. Essa situação se torna ainda mais clara nos períodos em que há uma maior procura pelos produtos e serviços de uma empresa.
Dependendo da situação, o atendimento digital pode ficar mais lento e menos eficiente, o que prejudica a imagem corporativa perante o público-alvo em muitos casos. Uma boa medida para evitar esse problema é o foco em migrar para a infraestrutura cloud.
Ao escolher um provedor de computação em nuvem qualificado, uma companhia tem mais condições de expandir a capacidade de administrar os dados, de acordo com a demanda. Isso é fundamental, por exemplo, para um site se manter acessível, mesmo com um crescimento considerável na quantidade de visitas.
Problemas com a execução de backup
Um dos maiores erros que uma organização pode cometer é ignorar a necessidade de fazer backups periódicos. Esse problema se torna ainda mais grave quando não são adotados os melhores recursos e procedimentos para garantir um alto nível de segurança da informação.
À medida que uma empresa tem dificuldades de executar backups frequentes por falta de pessoal ou de uma política clara sobre essa iniciativa, maiores serão os danos ao sofrer um ataque virtual. Com certeza, é um problema muito sério e que deve ser analisado pelos gestores com a devida atenção.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma instituição pode receber uma multa de até R$ 50 milhões, caso não empregue as ações adequadas para impedir o roubo ou vazamento de informações. Esse aspecto mostra como é relevante priorizar o backup.
Ausência de um plano de recuperação de desastres
Por situações atípicas (ataque cibernético, desmoronamentos, enchentes e outros fatores climáticos), uma companhia pode perder boa parte das informações sob sua responsabilidade. Para isso não causar danos irreversíveis, a recomendação é adotar um plano de recuperação de desastres.
Contudo, muitas organizações não têm uma equipe qualificada para colocar essa atividade em prática. Em razão disso, é interessante optar pela migração da infraestrutura cloud, pois um provedor qualificado sabe como empregar esse procedimento de forma exata e estratégica.
Se você gostou deste artigo, fique à vontade para compartilhar nas redes sociais. Com certeza, o conhecimento é essencial para vencer novos desafios!