Como utilizar a calculadora AWS

A calculadora de preços da AWS é uma ferramenta criada para estimar custos dos serviços da Amazon Web Services (AWS). Acompanhe a leitura e veja Como utilizar a calculadora AWS.

Ela funciona de maneira simples, ajudando a modelar as soluções que serão necessárias, antes de criá-las. Explorando assim, pontos de preços e cálculos subentendidos em sua estimativa, encontrando tipos de instâncias disponíveis e os termos de contrato que atendem a sua necessidade. 

Assim, você poderá planejar seus custos de AWS, verificando a configuração e o preço de uma nova instância, sendo útil tanto para quem ainda não tem a AWS como para aqueles que já possui, mas desejam expandir o recurso.  

A ferramenta é útil e eficiente para ter um planejamento. Para que você entenda tudo sobre a calculadora e aprenda a utilizar, colocamos nesse artigo as características, as funções e os benefícios dela. Confira os tópicos que separamos: 

  • Quando você deve utilizar a ferramenta 
  • Qual o valor da calculadora AWS 
  • Abas de serviço 
  • Inserindo valores para serviços na calculadora AWS 
  • Estimativa de fatura 
  • Como reduzir custos com a calculadora AWS 

 

Quando você deve utilizar a calculadora AWS

A calculadora AWS deve ser utilizada quando o cliente tem o interesse de verificar quais custos terá com a infraestrutura na AWS. 

O fornecedor recomenda o uso para correlacionar o desempenho e as métricas do sistema com os custos. E em ambientes de produção, a calculadora ajuda a detectar de maneira rápida qualquer anormalidade de custos para aplicativos.   

 

Qual o valor da calculadora AWS 

O serviço é ofertado gratuitamente, visto que a intenção é proporcionar ao potencial cliente, ou a um cliente consolidado, a possibilidade de programar os custos que terá antes de adquirir. 

Para fazer o cálculo não precisa ter conta da AWS ou ter um conhecimento aprofundado do recurso. Contudo, é importante ter um plano de como você deseja usar a AWS antes de iniciar a estimativa. 

Ou seja, tenha clara as necessidades de sua empresa e verifique se a melhor estimativa feita será por centro de custo, por produto executado ou por pilhas regionais.

 

Abas de serviço 

A calculadora possui duas abas de serviço, uma destinada à estimativa de serviços e por fim, outra para a sua fatura. 

Na aba “Serviços”, o cliente pode escolher uma região da AWS, serviços correspondentes e formulários de entrada para receber a estimativa, gerada de uma maneira mais próxima possível. Ao escolher a região, a lista de serviços muda automaticamente, conforme a disponibilidade. 

Já na aba “Estimativa da sua fatura mensal”, é possível encontrar a visualização detalhada, em tempo real, de todos os custos mensais, ao passo que os valores de serviços AWS são inseridos. 

Assim, a estimativa mostra o total de custos únicos e mensais recorrentes. Além disso, há modelos de clientes, no lado direito, que podem ser carregados para começar um caso de uso específico.

 

Inserindo valores para serviços na calculadora AWS

Após identificar os serviços que serão utilizados, você poderá inserir os valores na calculadora, lembrando sempre de escolher a região primeiro. 

Caso esteja usando o Amazon EC2, você precisará adicionar uma nova linha e em seguida, fornecer o número de instâncias, como será o uso planejado por mês, o tipo de instância e o sistema operacional. 

Depois, deve selecionar uma opção de faturamento, como sob demanda ou reservada. 

Na calculadora, há ainda a possibilidade de especificar valores para volumes de armazenamento de bloco elástico, IP, transferência de dados e balanceamento de carga elástica.

 

Estimativa de fatura 

Após inserir os parâmetros de serviços e usos necessários para o aplicativo, você poderá analisar os custos gerados na aba “Estimativa da sua fatura mensal”. Lá você irá encontrar de forma detalhada o valor específico de cada serviço escolhido bem como o valor total previsto para o mês. 

Desse jeito, você já terá uma ideia de suas faturas, após contratar o serviço, pois o detalhamento é feito como na aba da calculadora.

 

Como reduzir custos o AWS 

Agora que você já viu como utilizar a calculadora AWS, pode estar se perguntando como reduzir os custos com a AWS, o que deve contratar ou quais opções não são necessárias. 

Para reduzir custos, é fundamental adicionar apenas os serviços que serão utilizados, analisando o que de fato será essencial para sua empresa. 

Seguindo um raciocínio estratégico para a ferramenta, a AWS permite repassar a economia para quem compra esse serviço de maneira contínua. 

São diversas opções que podem oferecer economia de 75% a 90% das taxas sob demanda se você escolher capacidade pré-adquirida ou capacidade reserva. 

 

Gostou? Então fale conosco e saiba como fazer a escolha ideal através de uma análise dos especialistas da SEVEN! 

 


Confira também os artigos relacionados que separamos para você ler também:

SEVEN  disponibiliza muito mais no blog, venha conferir! ?

Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades