A transformação digital mostrou que a agilidade na tomada de decisões e a capacidade de acompanhar a evolução tecnológica são fatores essenciais para os bons resultados. Isso tem convencido muitas empresas a apostarem na migração para a nuvem.
A cloud computing tem agregado vantagens importantes para as organizações estarem mais competitivas. Com o objetivo de fazer você visualizar essa situação de maneira clara, vamos apresentar 7 pontos positivos de migrar sua infraestrutura tecnológica para a nuvem, divididos nos seguintes tópicos:
- Diminuição de custos
- Foco no trabalho remoto
- Mais mobilidade
- Flexibilidade
- Segurança
- Ampliação da capacidade de retomada
- Tomada de decisão mais ágil
1. Diminuição de custos
Não é simples adquirir e manter por conta própria uma série de equipamentos de Tecnologia da Informação para a produtividade ficar em um excelente patamar. Em um cenário de instabilidade econômica, é necessário optar por iniciativas que ajudem a reduzir as despesas de forma concreta. E isso tem levado muitas corporações a escolherem a migração para a nuvem nos últimos anos.
2. Foco no trabalho remoto
O home office tornou-se uma excelente maneira de muitas empresas manterem as atividades, o que ficou mais latente durante o período mais intenso da pandemia, em que o isolamento social passou a ser necessário por questões de saúde pública.
Além disso, as instituições perceberam que o trabalho remoto ajuda a expandir a produtividade e a reduzir gastos, o que fortaleceu bastante esta prática no mundo corporativo. Essa iniciativa apenas se torna viável quando a computação em nuvem é adotada corretamente, dentro das melhores práticas do mercado de TI.
3. Mais mobilidade
A cloud computing também permite que os empregados tenham uma maior mobilidade, ou seja, possam trabalhar com mais dinamismo. É muito ruim, por exemplo, quando um funcionário não pode fazer uma apresentação, porque esqueceu o dispositivo onde estão os dados.
Com a migração para a nuvem, isso se torna apenas uma lembrança do passado. Afinal, basta estar conectado à internet para ter acesso às informações e sistemas corporativos em tempo real.
4. Flexibilidade
Apesar de a retomada da economia estar sendo lenta, é possível ver companhias precisando de uma maior capacidade de infraestrutura de TI para administrar os dados com eficiência. Esse aspecto tem levado muitos empreendimentos a priorizar a migração para a nuvem, porque, dependendo do provedor, é possível contar com mais recursos em curto prazo.
Essa flexibilidade é importante para uma corporação ter mais condições de suprir as demandas dos clientes por serviços digitais com facilidade, fator muito valorizado pelos consumidores no momento atual.
5. Segurança
Proteger as informações é uma das metas mais complicadas para as empresas. Essa tarefa se tornou ainda mais importante com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que impõe multa de até R$50 milhões para os que não adotam boas práticas para evitar o roubo ou vazamento de informação.
Outra preocupação crescente são os ataques cada vez mais recorrentes de ransomware. Para ficar menos vulnerável aos ataques virtuais, muitas instituições perceberam que a migração para a nuvem é um ótimo caminho. Isso porque o provedor deve contar com recursos avançados para minimizar os riscos de os clientes serem vítimas de hackers.
6. Ampliação da capacidade de retomada
Por mais que uma organização proteja devidamente os dados, é possível haver problemas em virtude de situações atípicas (ataques cibernéticos, desastres naturais, incêndios etc.). Para reaver o acesso às informações e aos sistemas com rapidez, o provedor precisa adotar uma boa política de backup para prestar um serviço de alto nível.
7. Tomada de decisão mais ágil
Para uma companhia ser capaz de dar respostas precisas e rápidas ao público-alvo, necessita ter um acesso simples às informações. Esse aspecto facilita também a tomada de decisão, processo que exige cada vez mais agilidade e precisão. Contar com dados disponíveis e seguros é um aspecto que tem feito muitas empresas a apostar na migração para a nuvem.
Está convencido que migrar para a cloud é o melhor caminho para sua infraestrutura de TI? Converse com um de nossos especialistas agora mesmo.