Segurança das informações com Cloud Computing

Veja como proteger a segurança das informações da sua empresa com Cloud Computing! 

O vazamento de dados é um problema recorrente no cenário mundial, principalmente com os avanços das tecnologias utilizadas por hackers. 

Nesse sentido, além dos casos constantes de ataques às empresas por malwares, há a difusão dos ransomwares, que invadem equipamentos ligados à Internet das Coisas (IoT) e a vulnerabilidade da informação e de serviços, comum a todo tipo de organização. 

Dessa forma, as empresas têm buscado alternativas de soluções de segurança para tentar conter esses eventos de invasão. 

E é aí que entra o Cloud Computing. Assim, com um amplo conjunto de políticas, tecnologias, controles e habilidades técnicas especializadas para fornecer mais proteção, a computação na nuvem se mostra muito superior em diversos aspectos. Confira os tópicos que serão abordados.

  • Segurança das informações com Cloud Computing 
  • Ferramentas de segurança da informação Cloud 

Ficou curioso e quer saber como proteger a segurança das informações da sua empresa com Cloud Computing!  Acompanhe a leitura!

 

Segurança das informações com Cloud Computing 

Devido ao fato do servidor não se encontrar nas instalações da empresa, ainda existem pessoas que acreditam que os sistemas em nuvem não são seguros, mas estão enganadas. 

Na verdade, com o Cloud Computing é possível diminuir os efeitos de ataques para proteger os índices de confiabilidade das empresas no mercado. 

A empresa de consultoria Gartner constatou que 95% das falhas de segurança na nuvem são causadas por comportamento inadequado dos usuários , ou seja, não é inadimplência de segurança do  provedor. 

Não há dúvidas que os servidores em nuvem têm uma maior capacidade bem como dedicação para prevenir erros de segurança. Isso devido ao investimento em sistemas, desenvolvendo camadas extras de proteção para garantir segurança dos seus clientes. 

Dessa forma, ao adotar essa tecnologia, a sua empresa está menos susceptível a falhas na segurança de informações de clientes, como dados pessoais. 

Não há dúvidas que manter uma infraestrutura de TI em nuvem facilita a gestão de processos que exigem maior segurança. 

Nesse sentido, a recuperação do backup das informações da empresa é facilitada, caso esta sofra com alguma invasão. 

Não somente, ainda se evita a perda de dados decorrentes de roubos de equipamentos ou até por prejuízos com intempéries, como tempestades e inundações, por exemplo. 

Apesar disso, mesmo em nuvem, a empresa precisa disponibilizar ferramentas de proteção a ataques para evitar prejuízos, como criptografia, segmentação de rede, entre outras barreiras. 

Então, para evitar problemas com segurança, dê preferência para conexões protegidas entre sua base de operações e os serviços críticos disponibilizados na nuvem. 

Saiba que Redes Virtuais Privadas (VPNs) podem entregar a proteção adequada por meio da combinação de proteção de rede e criptografia. 

Ainda, os servidores e appliances utilizados para o tráfego de dados devem estar com seu software atualizado, além disso, devem preferencialmente, passar por testes de invasão. 

 

Ferramentas de segurança da informação Cloud 

As ferramentas de segurança em Cloud Computing podem ser preventivas, de defesa ou ataque. Estas, devem ser abrangentes de modo que ofereçam resultados escaláveis para o trabalho. 

Confira abaixo 4 exemplos de soluções: 

1. Emulação e simulação de tráfego 

Essa ferramenta analisa o tráfego legítimo gerado pela rede, por meio de uma simulação de alta nos acessos para verificar a estabilidade, qualidade ou a capacidade máxima da infraestrutura. 

Em seguida, a ferramenta inclui no tráfego um cenário de ataque real, para aumentar a prontidão de invasão e verificar as soluções de segurança disponíveis na empresa. 

Com isso, a organização saberá quais ações devem ser tomadas para garantir a eficiência desses recursos. 

2. Escaneamento 

O escaneamento busca falhas de segurança já conhecidas, contidas na CVE (Common Vulnerabilities and Exposures). 

Com base nas CVEs, as ferramentas encontram falhas no próprio sistema, gerando assim, relatórios que servem de base para atitudes corretivas. 

3. Next Generation Firewall (NGFW) 

O NGFW pode ser um serviço em nuvem e consiste em realizar análises mais profundas (Deep Inspection) do pacote em que está inserido. 

Essa ferramenta inibe downloads que incluem arquivos maliciosos para a infraestrutura de rede ou servidor, detecta bots, bloqueia malwares, previne vazamento de dados bem como acessos a sites fora da permissão da empresa.  

4. Ferramentas de inteligência 

As ferramentas de inteligência são todos os recursos utilizados para determinar padrões de comportamento fora do comum. 

Nesse formato, uma base de dados única utiliza algoritmos de Machine Learning para detectar qualquer tipo de falha. 

Existem diversas ferramentas para otimizar a segurança da informação da sua empresa com a tecnologia da Cloud Computing. Dessa forma, cabe ao gestor ou serviço de Outsourcing eleger qual a solução mais adequada para a infraestrutura de TI. 

 

E por falar em Outsourcing, conte com a equipe especialista em Cloud Computing da  SEVEN  para cuidar da segurança do seu negócio. 

Quer conhecer melhor os nossos serviços? Nós disponibilizamos uma consultoria gratuita para a sua empresa, clique abaixo e preencha o formulário! Clique aqui e converse com um especialista!

 


Confira também os artigos relacionados que separamos para você ler também:

SEVEN  disponibiliza muito mais no blog, venha conferir! ?

Converse conosco
Conte-nos sobre suas necessidades e nós entraremos em contato

    Eu concordo com a Política de Privacidade, e quero receber novidades