É notório que cada vez mais os ambientes de trabalho têm adotado a tecnologia da informação para realizar as suas atividades. Com isso, os dados desse ambiente devem ser monitorados, com a realização de ações preventivas, que evitam erros e perda de informações.
Quando o assunto é infraestrutura de TI, é preciso estar sempre preparado para imprevistos, afim de evitar perca de informações, tempo e dinheiro. Assim, podemos perceber a importância de ter um monitoramento de ambiente.
Pensando nisso, abordaremos nesse artigo os seguintes tópicos:
- Por que monitorar dados?
- Qual a melhor forma de monitorar?
- A Cloud Computing no monitoramento de dados
Acompanhe o artigo e entenda por que você deve começar a monitorar o seu ambiente agora!
Por que monitorar dados?
Monitorar o ambiente de TI tem diversos aspectos muito relevantes. Esse tipo de gestão permite que sejam revelados erros ocultos. Dessa forma, o operador poderá realizar a correção antes daquele incidente causar maiores impactos.
Com o monitoramento de negócios, é possível realizar a verificação do desempenho dos equipamentos e evitar desperdícios. Assim, a empresa ganha vantagens econômicas, podendo utilizar os recursos em outros departamentos, como o de inovação, por exemplo.
Uma equipe de monitoramento NOC (Network Operations Center) cada vez mais tem se tornado indispensável às empresas que possuem grande volume de dados e servidores. Isso porque uma equipe NOC tem o objetivo de monitorar seu ambiente 24 horas por dia, identificando incidentes e reparando falhas antes mesmo de chegarem ao usuário final. Através de ferramentas de monitoramento, essa equipe é voltada inteiramente à ação, uma vez que as melhores soluções disponíveis no mercado já varrem seus sistemas e apresentam alertas toda vez que uma atividade incomum é encontrada.
Ter uma relação sinérgica com a tecnologia do seu ambiente e com o seu negócio é totalmente vantajoso, uma vez que o monitoramento de dados permite um controle preciso das métricas. Assim, o gestor, através dessas informações, tem conhecimento da saúde da empresa e pode tomar decisões mais assertivas, uma vez que os sistemas apresentam de forma visual e intuitiva os indicadores e dashboards mais relevantes para o seu negócio.
Além disso, um suporte com o monitoramento de dados permite que, em caso de indisponibilidade, a central responsável, que pode ser interna ou terceirizada, seja comunicada e consiga agir em caso da queda de serviço. Esse modelo de gestão permite que o seu negócio fique menos tempo ocioso, visto que os reparos são prontamente atendidos.
Qual a melhor forma de monitorar?
Para realizar o monitoramento, o primeiro passo é definir quais dados são mais importantes para o seu negócio. Assim, a equipe responsável pela implementação pode auxiliar na criação de indicadores e dashboards, para que depois de personalizados, o NOC possa reagir rapidamente frente a qualquer incidente que gere indisponibilidade.
Os indicadores mais frequentemente utilizados, são os de disponibilidade e capacidade dos ambientes de TI, além claro, dos indicadores de negócio, que são facilmente personalizados para cada necessidade. Estes permitem maior precisão em processos decisivos.
Quando nos referimos ao quesito eficiência, a melhor forma de realizar o monitoramento é com a utilização de softwares. O mercado oferece diversas opções, tendo como os mais utilizados Zabbix e Grafana. Entretanto, a equipe NOC define qual será a ferramenta mais adequada de acordo com suas necessidades.
Outro ponto importante é o tempo de atualização das informações. É preciso identificar quais são as prioridades do cliente e adequar ao monitoramento. Então, por exemplo, para itens de disponibilidade, é recomendável que os dados sejam atualizados em tempo real. Mas os dados de análise periódica, que não têm essa necessidade imediata, podem ter um espaço de tempo mais longo de atualização. Assim, eles podem ser analisados por hora ou uma vez ao dia.
Contudo, para a definição dos tempos de atualização é preciso estar atento na infraestrutura também. Isso porque, quanto menor o tempo de atualização, maior a infraestrutura para suportar a coleta de dados. Assim, em ambientes de Big Data, as atualizações constantes tornam o monitoramento mais complexo.
A Cloud no monitoramento de dados
O monitoramento de dados pode ser realizado através da Cloud Computing. Esse serviço possibilita o compartilhamento de um conjunto de recursos, em que o acesso é permitido para qualquer dispositivo conectado à internet.
No mercado temos três principais fornecedores desse serviço: AWS, Azure e Google Cloud. Abaixo, destacamos alguns aspectos de cada um deles:
- AWS: Atualmente é vista como líder de mercado, visto que oferece serviços de infraestrutura confiável e escalável. São disponíveis 175 serviços de datacenters completos em todo mundo.
- Azure: Apresenta serviços e infraestrutura similar aos da AWS. Contudo, é pouco indicada quando é necessário alta escalabilidade.
- Google Cloud: Apresenta menos serviços que a AWS. Mas tem a vantagem de permitir que o próprio usuário crie os tamanhos personalizáveis de CPU e memória, para que possam combinar o tamanho local com o tamanho da nuvem nas cargas de trabalho.
Você pode conferir em melhor profundidade as diferenças entre os tipos de serviços nesse artigo.
Se despertou em você a necessidade de monitorar o seu ambiente, saiba que a Seven oferece serviços de alta tecnologia e a custos acessíveis de monitoramento. Se você deseja conhecer melhor nossas soluções, clique aqui!