Já parou para pensar em quanto tempo foi perdido em um mês com problemas relacionados, a panes, bugs e erros, na sua empresa? Esse tipo de desperdício pode ser evitado com uma equipe de sustentação, que garante a estabilidade e disponibilidade contínua dos ambientes de TI.
Se faz necessário o investimento em infraestruturas mais ágeis que permitam a contínua disponibilidade de todo o ambiente, principalmente dos ERPs e softwares principais. Este é um processo fundamental para o bom funcionamento de qualquer empreendimento.
Para esclarecer melhor, nesse artigo traremos os seguintes tópicos:
- O que é sustentação de ambiente?
- Benefícios da sustentação da infraestrutura de TI
- Atividades da sustentação de ambiente
- Como fazer a sua sustentação de ambiente?
Acompanhe a leitura para saber mais!
O que é sustentação de ambiente
A sustentação de ambiente é um trabalho de manutenção e monitoramento, que permite a continuidade e qualidade nos serviços disponibilizados pela tecnologia. Ela está presente nos seguintes níveis:
- Software: sites, IA, assistentes virtuais, ERPs, CRMs e aplicativos
- Hardware: servidores, data centers, computadores, equipamentos eletrônicos
- Redes: todos os componentes de redes, segurança da informação e internet.
Com a sustentação de infraestrutura de TI é possível realizar tarefas de controle bem como de otimização e segurança. Estes são parâmetros fundamentais para o bom funcionamento da tecnologia da empresa.
Assim, é possível acompanhar o ciclo de vida do sistema e garantir que não haja interrupções ou problemas com a segurança. Ainda, a sustentação de ambiente facilita o trabalho de detecção de erros. Com isso, a equipe de TI estará preparada para corrigir as falhas.
Benefícios da sustentação da infraestrutura de TI
Vimos anteriormente como a sustentação de ambiente é importante para disponibilidade dos serviços. Contudo, ainda podemos observar mais benefícios.
Como os sistemas estão mais eficientes com a sustentação sendo bem efetivada, observa-se o aumento da produtividade da equipe. Isso porque a empresa garante que o ambiente tecnológico tenha segurança e estabilidade para a operação. Assim, não é preciso se preocupar com indisponibilidades e longos períodos ociosos e improdutivos.
O quesito segurança também é um fator que leva bastante vantagem com a sustentação de ambiente. Devido às medidas preventivas de monitoramento, todas as tarefas executadas pelos usuários são verificadas. Dessa forma, é possível detectar ameaças e resolver rapidamente o problema, antes que este atinja os dados sensíveis da empresa.
Também aumenta a satisfação e produtividade dos colaboradores e dos clientes, visto que eles estarão utilizando as ferramentas tecnológicas da empresa com maior agilidade e eficiência.
Atividades da sustentação de ambiente
Os profissionais de sustentação realizam suporte em diversos níveis em um ambiente de infraestrutura de TI, desde atividades em nível de hardware até a rede da empresa.
Abaixo, listamos algumas atividades rotineiras das equipes de sustentação
- Atualização e correção de falhas
- Investigar, solucionar e monitorar incidentes
- Monitorar indicadores
- realizar suporte em todos os níveis (desde problemas mais básicos às investigações mais aprofundadas)
- Encerrar chamados de suporte
- Acompanhar ciclo de vida do incidente
- Atualizar a base de conhecimento com as soluções
- Monitorar a satisfação dos usuários em relação aos atendimentos
- Ajustar servidores
- Aprovar e rejeitar correções
- Estabilizar sistema para evitar erro e baixo desempenho
- Realizar manutenções preventivas
Como fazer a sua sustentação de ambiente?
Para fazer a sustentação de ambiente em seu negócio, é necessária uma equipe focada nessa área, uma vez que é um trabalho que demanda muito tempo e conhecimento, além de realizar o constante monitoramento da infraestrutura de TI. As organizações podem contar com uma equipe interna de sustentação ou realizar a contratação de um outsourcing terceirizado especialista no assunto.
Com a sustentação de ambiente, é possível garantir uma melhor governança de TI. Isso porque a área especializada, seja interna ou terceirizada, deve garantir a prática do SLA (Acordo de Nível de Serviço).
Com o SLA, a organização cria um padrão de priorização de atendimentos, de acordo com a necessidade dos chamados. Assim, é possível reduzir conflitos e simplificar a prestação de serviço.
Nesse sentido, a equipe adota metodologias de trabalho que visam o controle dos processos. Entre elas, podemos citar o ITIL (Information Technology Infraestructute Library), que é um acervo de boas práticas em gerenciamento, processos, entregas e comunicação em serviços; o SCRUM, um framework de gerenciamento de projetos; e o COBIT (Objetivos de Controle para Tecnologia da Informação e Áreas Relacionadas), que também é um framework de boas práticas de controle de recursos de TI.
Com procedimentos bem definidos e seguindo essas metodologias, as empresas conseguem ter uma sustentação de infraestrutura que permita aos ambientes de tecnologia mais segurança, disponibilidade e espaço para inovação.
Como vimos, a sustentação de ambiente é fundamental para manter a estabilidade das tecnologias envolvidas no seu negócio. Compreendendo essa necessidade, a Seven oferece serviços de infraestrutura On-Premises, Cloud e Monitoramento para seu negócio. Fale com nossos especialistas e conheça melhor nossas soluções.