As pequenas empresas estão crescendo a um ritmo acelerado e, com isso, a demanda por profissionais de TI também está aumentando. No entanto, muitos donos de pequenos negócios ainda têm dúvidas sobre como implantar uma estrutura de TI eficiente.
Para ajudar nessa missão, listamos 4 mitos de TI que podem estar travando o crescimento da sua empresa:
1. A TI é cara e complicada;
Muitas pessoas ainda acreditam que a TI é cara demais para uma pequena empresa, mas isso não é exatamente verdade. Embora a TI possa ser cara para algumas empresas, também é possível encontrar soluções eficazes de baixo custo. Além disso, existem muitos benefícios à medida que o investimento em TI aumenta.
Investir em TI pode ajudar uma empresa a crescer e crescer ainda mais. Por exemplo, a TI pode tornar os processos de negócios mais eficientes, o que pode aumentar a produtividade e, assim, gerar novas oportunidades de crescimento.
Investir em TI pode fornecer às empresas acesso a informações de mercado mais abrangentes e ajudar a informar melhor as decisões estratégicas.
Por último, a TI também pode ajudar a proteger os dados e ativos da empresa, reduzindo a exposição à fraude e riscos cibernéticos. No final das contas, a TI pode ser muito mais do que simplesmente cara.
É uma estratégia fundamental para o crescimento e a competitividade das pequenas empresas.
2. A TI é apenas para grandes empresas;.
As pequenas empresas normalmente têm um orçamento limitado e podem pensar que a Tecnologia de Informação (TI) é apenas para grandes organizações.
No mundo de hoje, a Tecnologia de Informação pode ser acessível e, na verdade, é muito importante para todos os tipos de empresas. Infelizmente, há muitos mitos que acabam por criar barreiras para o uso da TI nas pequenas empresas.
A crença de que as pequenas empresas simplesmente não podem se dar ao luxo de usar a tecnologia de informação atualmente é totalmente infundada. Embora muitas vezes seja verdade que as grandes empresas têm um orçamento muito maior para TI, existem inúmeras soluções de TI mais acessíveis para pequenas empresas.
Por exemplo, é possível usar softwares open source, que são gratuitos ou têm licenças baratas. Também é possível alugar servidores através de serviços em vez de comprá-los ou contratar serviços de computação em nuvem.
Outro pensamento comum é que a TI é difícil de entender para os proprietários de pequenas empresas, mas na verdade, os proprietários de pequenas empresas podem se beneficiar com a TI, pois ela pode economizar tempo e dinheiro, bastando para isso que procurem conhecimento básico a fim de buscar entendimento e poder de análise.
A Tecnologia de Informação pode fornecer aos proprietários de pequenas empresas ferramentas de análise de informações, automação de processos comerciais, melhores conexões de rede e muito mais.
Acreditar é que a Tecnologia de Informação é uma despesa, não um investimento é a mudança de modelo mental necessário para qualquer empresário atualizado. Na verdade, a TI é um excelente investimento. Com o uso de soluções de TI, uma empresa pode economizar tempo, aumentar a produtividade, obtendo um retorno sobre o investimento expressivo.
As pequenas empresas podem contratar serviços independentes ou empresas de consultoria de TI. Isso permite que elas obtenham serviços personalizados a custos razoáveis sem precisar contratar e supervisionar profissionais de TI permanentes.
Vimos que a TI pode ser acessível para todos os tipos de empresas. Para que a Tecnologia de Informação traga as vantagens necessárias para o crescimento de uma empresa, é importante esclarecer os mitos que podem desacelerar o crescimento. Investir em TI com certeza ajuda uma empresa a alcançar o sucesso.
3. A segurança da informação é um problema só para as grandes corporações;
Segurança da informação pode ter um impacto significativo no crescimento de qualquer negócio, independentemente do tamanho.
É verdade que as grandes corporações são mais vulneráveis aos ataques da TI, mas isso não significa que as pequenas empresas estejam isentas. Na verdade, muitas vezes as pequenas empresas são um alvo mais fácil, com menos recursos para se proteger.
Por essa razão, é importante para as pequenas empresas desconstruir mitos e compreender a importância das melhores práticas de segurança da TI para garantir o crescimento dos negócios.
Existem vários fatores de TI que podem travar o crescimento de uma empresa. Acreditar que os investimentos em segurança da informação são muito caros, e portanto não são viáveis para pequenas empresas. Isso é falso.
É verdade que existem muitas opções de segurança da TI que exigem um investimento significativo, mas isso não é necessariamente o caso. Existem muitas soluções de segurança acessíveis para pequenas empresas que podem oferecer um alto nível de proteção.
O resultado é um sistema de segurança da TI robusto e abrangente que ajuda a manter os negócios seguros e em crescimento.
Por último, a crença de TI comum é que, como as pequenas empresas são menores, não são um alvo para os cibercriminosos. Infelizmente, isso também é falso. Os cibercriminosos sabem que as pequenas empresas normalmente têm menos recursos para se protegerem, o que as torna alvos mais fáceis. Por isso, é importante para as pequenas empresas investir em boas práticas de segurança da TI e manter o sistema de segurança da TI ativo e atualizado.
Portanto, é importante para as pequenas empresas entenderem que a segurança da informação não é somente um problema para as grandes corporações. Pode ter um efeito significativo no crescimento de qualquer negócio – pequeno, médio ou grande.
4. Não há profissionais qualificados no mercado.
Com a ascensão da tecnologia de informação (TI) em todos os aspectos da vida, muitos empresários acreditam que dividir o trabalho do departamento de TI entre seus funcionários não qualificados é uma opção viável e econômica. No entanto, isso não é necessariamente verdade e é importante não cair nesses 4 mitos de TI que travam o crescimento das pequenas empresas.
Embora isso possa ser verdade, existem muitos profissionais de TI qualificados prontos para atender às necessidades de sua empresa. A chave é encontrar as pessoas certas para o trabalho. Isso significa encontrar profissionais que tenham as habilidades necessárias para o cargo e que também se encaixem na cultura da sua empresa.
Outro mito comum é que contratar um profissional de TI será muito caro. Na verdade, contratar um profissional ou empresa qualificada pode ser uma ótima opção para economizar dinheiro a longo prazo, ao invés de gastar tempo e dinheiro treinando funcionários não qualificados, você pode economizar ao contratar profissionais e empresas já prontas para a tarefa.
Embora contratar ou treinar funcionários não qualificados possa parecer uma opção atraente para as pequenas empresas, cair nos 4 mitos de TI citados acima pode ter consequências catastróficas para o seu negócio.
– Conclusão
Se você é dono de uma pequena empresa, acredita em alguns desses mitos na área de TI e está impedindo o seu crescimento, este artigo foi feito para você.
Esperamos que, a partir de agora, você esteja mais esclarecido e possa tomar as melhores decisões para o seu negócio. Mas se ainda tiver dúvidas, não hesite em contar com a ajuda da 7inCloud.
Assine nossa newsletter e receba todos os conteúdos que produzimos para ajudar as empresas com facilitação do uso da tecnologia.