Decerto, é de comum acordo que a vida de todo mundo sofreu algum impacto por conta da covid-19. Em maior ou menor escala, seus hábitos pessoais e rotina organizacional passaram por alguma modificação em prol da amenização da propagação do vírus. Isso não foi diferente para o mercado de computação em nuvem.
Mesmo as empresas com modelo de trabalho parcialmente remoto, tiveram que fazer algumas mudanças para aderir o formato em sua totalidade. Isto é, a transformação digital se tornou inevitável para grande parte das organizações uma vez que o isolamento social é a principal medida de saúde para evitar o coronavírus.
A partir disso, a realidade de trabalho precisou ser reajustada e o mercado de computação em nuvem foi ganhando um novo olhar para suas funções. Decerto, essas alterações produzem impactos que podem trabalhar ao seu favor se você estiver informado. Portanto, com base nas maiores empresas de pesquisas, o presente artigo tem como objetivo trazer as principais informações sobre o assunto. Confira os tópicos abaixo e acompanhe a leitura!
O que é computação em nuvem
Demanda do trabalho remoto
Impactos da covid-19 para o mercado de computação em nuvem
O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Cloud computing ou computação em nuvem é uma tecnologia que proporciona maior flexibilidade de acesso aos conteúdos bem como ao processamento de dados e a execução de diversas tarefas com o auxílio da Internet. Ou seja, essa ferramenta permite a distribuição de serviços de computação, de qualquer servidor ou computador de forma online.
Essa tecnologia costuma agradar muito por ser acessível e por dispensar a instalação de programas. É um bônus inclusive pra quem não tem espaço para salvar dados em sua própria máquina, porque, ao invés do armazenamento dos dados em discos rígidos, eles ficam disponíveis na nuvem/web.
Agora que você já viu o que é cloud computing, veja como conciliar sua funcionalidade com o trabalho remoto. Confira a seguir!
DEMANDA DO TRABALHO REMOTO
A Covid-19 forçou uma espécie de senso de sobrevivência às pessoas. Afinal, trabalhar em casa era uma realidade completamente distante para a maioria da população. E já que nem todo mundo estava preparado para isso, a procura por novas práticas online se tornou um elo com o meio exterior.
No entanto, a realidade é que a demanda é a mesma (ou até maior em alguns casos), porém os recursos são limitados. Isso porque a quantidade de pessoas usando a Internet cresceu exponencialmente. Dá para sentir isso na rede wi-fi que fica mais lenta, o sinal caindo ou as regulares travadas do computador.
O trabalho remoto, também conhecido como home office, exige um série de cuidados e ferramentas para se tornar eficaz. Sendo que, um dos fatores que as empresas mais se preocupam é a segurança digital de seus dados. Isso porque muitos colaboradores precisam ter acesso à essas bases e trabalhar com elas em conjunto.
Desse modo, é aí que entra a tecnologia em nuvem. Os aparatos oferecidos pela utilização da computação em nuvem se mostram fundamentais nesse momento. A exemplo disso citamos o compartilhamento e armazenamento de arquivos bem como o envio deles, os encontros por videoconferência que precisam ser mantidos e a continuidade de outras atividades que não pararam por conta da pandemia.
IMPACTOS DA COVID-19 PARA O MERCADO DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Seja em relação à economia ou apenas o dia a dia, as empresas sofreram impactos com a desordem do mercado, porém a demanda pelos seus serviços ainda está crescendo. O mercado de computação em nuvem está atuando como uma alternativa para amenizar a compressão financeira no mercado de transações causada pela pandemia.
A covid-19 está gerando uma busca exacerbada por serviços em nuvem que antes eram moderados. Isso impacta bastante para o mercado de computação em nuvem como por exemplo:
O principal impacto é o aumento colossal do recurso digital. Para quem está seguindo as recomendações de isolamento social, a conexão online vem se mostrado a alternativa predominante. Especialmente as lojas virtuais, streamings e aplicativos delivery que utilizam a computação em nuvem para seus serviços.
Os programas de vídeo chamada estão sendo usados como nunca antes. Seja para o trabalho, para se manter informado ou para entretenimento, as videoconferências possibilitam as reuniões de forma remota.
Outro impacto evidente é a necessidade de ampliação da oferta de servidores fundamentais para propiciar o acesso de dados e seu armazenamento a partir de qualquer equipamento com acesso à internet. É um ponto que os EUA fizeram questão de resolver com rapidez, e a América latina está seguindo o mesmo caminho.
Investimento no suporte estrutural da nuvem por conta do avanço social rumo às plataformas online como redes sociais, jogos e conteúdos sob demanda.
Dificuldade da computação em nuvem e como a Seven IT pode ajudar
Pela grande demanda, as empresas podem encontrar dificuldade com a utilização da computação em nuvem. Os motivos variam entre pouca prática, receio, falta de planejamento, custo dos recursos, e outros. Portanto, se torna viável e até indispensável a contratação de um trabalho profissional para evitar correr riscos desnecessários.
Pensando nisso, a Seven IT oferece a equipe, a segurança e a competência que você precisa para trabalhar com a computação em nuvem. Contando com colaboradores dispostos a criar as soluções mais criativas e eficazes, a empresa presta consultoria e administra a infraestrutura de TI dos clientes, com soluções na nuvem e locais.
Conheça agora todos os serviços disponíveis e escolha a forma mais adequada de se preservar e crescer apesar da pandemia ou qualquer outra intercorrência.