A preocupação com o meio ambiente é um dos fatores mais marcantes na postura das empresas na conjuntura atual. Uma prova disso é o maior interesse em alinhar os conceitos de cloud computing e sustentabilidade para atingir não apenas um desempenho notável, mas também conquistar uma maior credibilidade.
À medida que uma companhia opta por utilizar a tecnologia com foco na conservação ambiental, maiores são as chances de fortalecer a imagem e de expandir o mercado consumidor.
Com a intenção de ajudá-lo a entender melhor essa tendência no mundo corporativo, vamos abordar como práticas sustentáveis podem ser aplicadas com base na computação em nuvem. Confira!
Veja como a nuvem é importante para o meio ambiente
Para você visualizar os resultados a serem obtidos com a dupla cloud computing e sustentabilidade, vamos apresentar os benefícios dessa prática em termos ambientais e corporativos. Acompanhe!
Reduzir a Emissão de CO2
Ao apostar na computação em nuvem, é possível diminuir consideravelmente a emissão de gases poluentes. Isso acontece porque a transferência da infraestrutura de TI para um provedor de cloud permite empregar menos equipamentos no dia a dia.
Assim, uma companhia passa a adotar mais softwares para realizar as operações, contribuindo para emitir menos CO2 na atmosfera. Vale destacar que a terceirização da infraestrutura de TI ajuda nesse processo em virtude de otimizar o espaço nos data centers com a virtualização de hardwares.
Aproveitar Melhor os Recursos Disponíveis
Um grande desafio das empresas é fazer o famoso “Mais com Menos”, ou seja, atingir um desempenho mais expressivo tendo à disposição menos ferramentas e gastos para executar as atividades do dia a dia.
Para isso ser viável, a recomendação é investir na Infraestrutura como Serviço (IaaS), em que os ativos de TI podem ser gerenciados a partir da cloud, que pode ser privada, pública ou híbrida, dependendo da necessidade institucional.
Ao gerenciar melhor os recursos tecnológicos, uma companhia colabora para a preservação do meio ambiente. Isso porque minimiza o uso de energia elétrica para manter um centro de dados funcionando.
Priorizar Meios Sustentáveis
É muito importante usar os equipamentos, de maneira adequada, para reduzir o consumo energético interno. Mas a cloud sustentável também pode abranger um maior investimento na adoção de energias renováveis.
Dependendo do cenário, é válido optar pelo uso de energia solar ou de outras modalidades que minimizem os impactos ambientais. Logicamente, é necessário avaliar se a infraestrutura tecnológica disponível comporta um novo formato de consumir energia, para que os resultados alcançados estejam dentro ou acima das expectativas.
Diminuir Despesas Operacionais Internas
A computação em nuvem tem como uma das características mais impactantes aumentar a flexibilidade de uma empresa ao utilizar os ativos de TI. O motivo é que ela permite reduzir ou elevar os recursos, de acordo com a demanda.
Assim, colabora para a infraestrutura ser aproveitada de forma escalável, o que viabiliza reduzir as despesas com TI e investir em procedimentos que tenham foco na sustentabilidade ambiental e financeira.
Armazenar com Segurança e Inteligência
A segurança da informação é, sem dúvida, uma grande aliada do meio ambiente. Uma prova disso é que a computação em nuvem permite o armazenamento eficiente de documentos digitais, o que dispensa a necessidade de utilizar o papel e a manutenção de arquivos com várias pilhas de processos físicos.
Essa iniciativa colabora para reduzir custos com aluguel de locais para armazenar os processos e com transporte para o deslocamento da documentação. Dessa forma, a computação em nuvem também viabiliza diminuir gastos e evitar o uso inadequado de recursos naturais.
Com planejamento e foco em resultados, uma empresa pode aproveitar bastante os benefícios de apostar nos conceitos de cloud computing e sustentabilidade.
Gostaria de saber mais sobre cloud computing e como sua empresa pode se beneficiar dessa tecnologia? Entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para te ajudar a ser mais eficiente, sem deixar de lado a preservação ambiental.