O backup e a recuperação de desastres (DRAAS) são a nova normalidade para organizações que operam em ambientes dinâmicos. Desastres naturais, ciberataques e falhas de hardware ou software ainda são preocupações para muitas empresas, e as tendências das soluções de backup e recuperação de desastres podem ajudar nos processos de recuperação. Neste artigo, veremos as tendências de DRAAS para 2023 e discutiremos aspectos essenciais para ajudar as organizações a prepararem suas políticas de segurança contra desastres.
O que é DRAAS ou recuperação de desastres?
DRAAS é o acrônimo para Disaster Recovery as a Service (Recuperação de Desastres como Serviço). É uma solução de recuperação de desastres na nuvem que fornece uma maneira conveniente, rápida e segura de restaurar sistemas e aplicativos em caso de falhas do sistema, hardware, desastres naturais ou ciberataques. DRAAS é ideal para empresas que precisam minimizar o tempo de inatividade do negócio e os custos associados à perda de dados. DRAAS é uma solução escalável que fornece um serviço de recuperação de desastres hospedado na nuvem, independentemente da origem do desastre.
Tendências de DRAAS para 2023
As soluções de backup e recuperação de desastres evoluem e são aprimoradas a cada ano. Um dos principais objetivos para 2023 é modernizar a infraestrutura de recuperação de desastres, para que as organizações possam usufruir de novas funcionalidades e melhorias nas soluções de backup e recuperação de desastres. Com essas mudanças, as organizações poderão contar com soluções mais robustas e confiáveis, reduzindo significativamente os riscos associados aos desastres.
Infraestrutura Híbrida
Uma das principais tendências é a mudança para uma infraestrutura híbrida, a fim de suportar as soluções de backup e recuperação de desastres. Quando se trata de infraestrutura, as organizações podem optar por uma solução mais rica ou simples, dependendo da complexidade dos dados. A infraestrutura híbrida oferece a flexibilidade e o controle que as soluções de recuperação de desastres precisam para serem aplicadas em ambientes heterogêneos.
Segurança aprimorada
Outra tendência para 2023 é a segurança aprimorada para DRAAS. A segurança dos dados é uma preocupação crescente para as empresas, e a segurança da solução DRAAS está se tornando cada vez mais importante. As soluções de backup e recuperação de desastres são implementadas com um foco intenso na segurança e na privacidade dos dados, fornecendo autenticação, autorização e criptografia. Isso garante que os dados estejam protegidos durante todo o processo, desde o backup até a restauração.
Ferramentas de automação
Outra tendência é a automação de tarefas, como a criação e a replicação de imagens de servidor, a execução de testes regulares e a recuperação de sistemas de backups. A automação dessas tarefas permite que elas sejam realizadas rapidamente e sem erros, otimizando o tempo e os recursos da empresa. As ferramentas de automação oferecem aos usuários a capacidade de acelerar o processo de recuperação de desastres, minimizando os transtornos e os erros humanos.
Mais escolhas de serviços baseados na nuvem
As empresas estão adotando soluções de nuvem em massa para dar suporte à recuperação de desastres. Com a adoção de computação em nuvem, as empresas têm mais opções de serviços baseados na nuvem para suportar suas soluções de backup e recuperação de desastres. Isso inclui serviços de hospedagem em nuvem, armazenamento em nuvem, análise em nuvem, serviços gerenciados e serviços Desktop as a Service (DaaS).
Gerenciamento de configuração avançado
As soluções de recuperação de desastres também oferecem recursos avançados de gerenciamento de configuração. Isso inclui o monitoramento de sistemas para detectar mudanças de configuração, como a adição de novas máquinas ou hardware, bem como a criação de imagens de servidor para a recuperação de desastres. Esses recursos permitem que as empresas mantenham o ambiente operacional mesmo em situações críticas, minimizando assim os custos e os riscos associados a interrupções nos negócios. Esses recursos de gerenciamento de configuração permitem às organizações terem uma visão aprofundada de seus sistemas de segurança e de backup e recuperação de desastres.
Recuperação de desastres é com Sunny Data, a melhor do mercado e desenvolvida pela Seven
Como é uma solução ofertada como um serviço sob demanda, o Sunny permite a flexibilidade para que sua empresa adote a nossa solução para toda a infraestrutura ou somente para setores de missão crítica, como por exemplo sistemas ERP. Dessa forma, ela pode melhor atender às suas necessidades específicas e garantir a continuidade dos negócios. O Sunny permite replicar a sua infraestrutura de TI em um ambiente de trabalho pronto para ser acionado em casos de desastres.
Com o Sunny, garantimos que a sua empresa terá um ambiente de trabalho secundário pronto para ser acionado em caso de falhas graves, seja de hardware ou incidentes de segurança, como ransomwares. Com o Sunny, você pode manter sua produtividade mesmo em situações adversas, pois ele garante que os seus dados estejam sempre seguros e disponíveis.
Com o Sunny, trabalhamos com 7 etapas para garantir a continuidade dos negócios dos nossos clientes: Avaliação de Riscos, Plano de Continuidade de Negócios, Configuração e Gerenciamento da Estrutura de DR, Replicação de Dados, Testes e Simulações de Desastres, Monitoramento e Suporte, Documentação e Relatórios.
Conclusão
A recuperação de desastres é uma necessidade para as organizações modernas. A Seven, com o SunnyData, fornece uma solução. Entre em contato e saiba mais!