A otimização dos processos de TI, através da utilização da Cloud Computing, é um investimento cada vez mais difundido.
Além dos benefícios gerados para a segurança da informação, o sistema em nuvem proporciona controle de acesso dos usuários, backup de dados, elasticidade e escalabilidade, um dos benefícios mais importantes, visto que auxilia diretamente no desempenho de serviço de uma organização.
Nesse cenário, o monitoramento Auto Scaling de instâncias EC2 entra como protagonista, pois garante o volume de instâncias necessárias, de maneira automática, mantendo alto desempenho das aplicações hospedadas na cloud.
Monitorar essas instâncias é essencial, já que a prática mantém confiabilidade, execução e disponibilidade do EC2 Auto Scaling.
Para você que deseja entender mais sobre assunto, veja os tópicos:
- O que é EC2 Auto Scaling
- Os benefícios do EC2 Auto Scaling e a importância do monitoramento
- On-premise x EC2 Auto Scaling
O que é
O AWS EC2 Auto Scaling é um serviço que assegura o volume exato de instâncias necessárias, de maneira automática.
Utilizando esse serviço, é possível garantir alta performance das aplicações hospedadas na cloud e redução de custos.
Dessa forma, o serviço consegue detectar e substituir as instâncias que não são íntegras, proporcionando escalabilidade automática de acordo com o que o usuário precisa.
Isso significa ter à disposição um trabalho que evita ociosidade quando não há demanda e, ao mesmo tempo, estabilidade em momentos de alto pico.
Assim, em situações que o sistema da empresa precise se adequar, estará sempre preparado.
O Auto Scaling representa mais que um serviço de adição e retirada de servidores, já que funciona também como um mecanismo que monitora falhas de servidores que não respondem.
Entenda mais sobre os benefícios e a importância do monitoramento Auto Scaling de instâncias EC2, no próximo tópico.
Os benefícios do EC2 Auto Scaling e a importância do monitoramento
O EC2 Auto Scaling é capaz de abastecer o número de instâncias necessárias, através do conceito de estabilidade, que indica a capacidade mínima e máxima que o ambiente deve trabalhar naquele momento.
Inegavelmente, muitos são os benefícios gerados para a empresa. Um dos principais é a redução de custos.
Caso uma empresa possua um servidor físico, e sua demanda aumente em um prazo curto, seria necessário adquirir um novo servidor, a fim de garantir a estabilidade. O problema desse exemplo, é que ao adicionar um novo servidor, a empresa estaria assumindo mais um custo e risco. Em momentos de baixa demanda, esses investimentos seriam desperdiçados com servidores inativos.
Por isso, o monitoramento auto scaling de instâncias EC2 consegue trabalhar no modelo on-demand, em que o cliente paga apenas pelas instâncias utilizadas, otimizando o investimento.
Outro benefício é a manutenção da disponibilidade das instâncias, detectando falhas e substituindo instâncias sem impacto.
Com isso, gera mais estabilidade no ambiente, já que assim que uma zona fica indisponível, pode-se ativar outras de forma automatizada.
Para manter esses benefícios como disponibilidade e confiabilidade do EC2 Auto Scaling, a AWS fornece ferramentas de monitoramento, para informar se algo não está sendo executado como esperado.
Isso é feito periodicamente, através de verificações de integridade nas instâncias do grupo de Auto Scaling.
O monitoramento também utiliza o Personal Health Dashboard (PHD), que fornece notificações, as quais são acionadas por alterações na integridade dos recursos da AWS.
Ainda é possível armazenar, monitorar e acessar arquivos a distância, configurar grupos para envios de notificações e acompanhar eventos do sistema quase que em tempo real.
On-Premise x EC2 Auto Scaling
O On-Premise é um tipo de servidor em que a própria empresa se responsabiliza pelo processo de suas aplicações de hardware e software.
Todas as configurações são feitas internamente, o que exige que a empresa possua um espaço físico para assegurar segurança de dados e manutenção dos equipamentos.
Por conta disso, a manutenção dos servidores se torna mais custosa e onerosa para a empresa. Já um servidor cloud, possui o hardware fora da empresa, aumentando recursos de processamento e memória.
As diferenças operacionais também são importantes, pois no primeiro todos os processos de atualização são feitos manualmente pela empresa.
Enquanto isso, o servidor estruturado na nuvem, como EC2 Auto Scaling, faz atualizações constantes de maneira automatizada.
Portanto, para quem busca produtividade operacional, configurações simples, robustas e automatizadas e economia, o EC2 é a melhor opção para manter as boas práticas de TI.
A Seven trabalha com soluções Cloud Computing e Gerenciamento Integrado (IMS), garantindo o gerenciamento de TI através da automação integrada, como o monitoramento auto scaling de instâncias EC2, proporcionando mais segurança, controle e produtividade.
Agora que você entende mais sobre esse serviço, entre em contato conosco e veja as soluções disponíveis para a TI da sua empresa.