Estamos vivendo um ano atípico em que muito do que se planejou não pôde ser executado ou que, no mínimo, precisou mudar totalmente suas características para se adaptar.
É o caso das empresas que, para não deixar de oferecer seus serviços, tiveram que ambientar a rotina com a implementação do trabalho remoto.
O desafio do “home office”, trazido pela pandemia do novo Coronavírus, não foi algo tão simples para a maioria das empresas. As principais dificuldades encontradas vão desde a necessidade de ajustes de processos e viabilização de recursos até disponibilidade de meios para todas as operações a distância.
Esse foi um procedimento mais prático para as startups que conseguiram implantar o home office com muito mais agilidade comparadas a outros tipos de empresas.
Mas por que as startups se adaptaram melhor e mais rápido ao home office? Acompanhe nos tópicos a seguir:
- Por que as startups se adaptaram melhor
- Qual o segmento teve mais destaque
- Como posso adaptar meu negócio ao home office?
Por que as startups se adaptaram melhor
As startups já são conhecidas como as organizações emergentes, que desenvolvem e aprimoram modelos de negócio com o caráter inovador.
A visão delas, focadas na necessidade de ter a tecnologia como base organizacional, utilizando diversas ferramentas online, torna todos os movimentos ágeis.
Certamente, a filosofia criativa está diretamente relacionada ao processo de inovação tecnológica das organizações. Empresas que dão espaço para a liberdade dos seus colaboradores têm mais adaptabilidade frente às mudanças e consequentemente, menos conflitos internos.
O modelo de gestão também é destaque, pois foca na velocidade e na visão de futuro. Ao contrário das grandes empresas, que tomam decisões apenas no nível gerencial, as startups têm a transparência e integração como cerne da sua cultura. São organizações nascem com a necessidade de automatizar processos e integrar ferramentas em todos os níveis utilizando soluções em Cloud.
Elas entendem que a tecnologia é essencial para manter seu negócio e se tornar escalável, e mantêm o foco nas pessoas, pois sabem que são elas que produzem e administram seus produtos/serviços.
Não é à toa que as Startups tiveram mais facilidade na implementação do home office, pois seus sistemas não só já estavam na nuvem, como nasceram nela.
Enquanto empresas grandes estavam acostumadas com a infraestrutura física, e tiveram dificuldade de migrar rapidamente, as startups já estavam a frente com esse modelo de tecnologia.
Qual segmento de startup teve mais sucesso
As startups que trabalham com o mercado B2B tiveram destaque na pandemia, devido a força financeira que o setor mostrou no momento. Especialmente as que trabalham com o segmento SaaS (Software Como Serviço).
Isso se deve ao fato de, a maioria dessas organizações, nascem na Transformação Digital, com o propósito de simplificar o uso da tecnologia, com produtos e serviços que entregam mais facilidade e produtividade para outras empresas.
Outro ponto de destaque se refere a ter caixa mais previsível, atuando com a entrega de software baseado em nuvem disponibilizados pela internet, com pagamentos recorrentes mensais, conforme o uso.
Assim, clientes SaaS podem reduzir custos, implantando, dimensionando e atualizando soluções de negócios mais rapidamente.
Dessa maneira, o modelo SaaS consegue não só fazer uma rápida adaptação para o trabalho remoto em sua própria organização, como ajudar outras empresas a fazer o mesmo.
Como adaptar meu negócio ao home office?
O home office tem sido vantajoso para muitas empresas, que viram nesse modelo segurança e eficiência na entrega dos resultados. Porém, a adaptação depende do uso de tecnologias que permitam a automatização dos processos.
As startups são espelhos para empresas grandes nesse sentido.
As startups entendem, mesmo antes da urgência do isolamento, como é fundamental utilizar a Cloud Computing em seus negócios.
Estar preparado é sempre a melhor opção. E se tratando de home office, o modelo traz inúmeros benefícios: segurança, flexibilidade, colaboradores mais satisfeitos e redução de custos fixos. A pandemia veio para acentuar ainda mais que esse modelo veio para ficar.
Por isso, se sua empresa busca adaptação, o primeiro passo é mapear todos os seus processos essenciais, entendendo o que cada demanda precisará para o trabalho remoto. O segundo passo é oferecer treinamento para seus colaboradores e dar acesso às ferramentas. Se você não possui uma equipe de TI interna, você pode contar com uma consultoria especializada em nuvem.
A Cloud Computing (ou Computação em nuvem) é uma tecnologia que proporciona a utilização e compartilhamento de um conjunto de recursos, permitindo o acesso em qualquer dispositivo conectado à internet.
Há um tempo esse tipo de tecnologia têm se mostrado tendência nas empresas, pois proporciona redução de gastos, flexibilidade e a velocidade necessária para adaptações, o que as startups já possuem.
A Seven trabalha com diversas soluções em Cloud e pode ajudar você a encontrar a que mais atende suas necessidades. Fale conosco, que ficaremos felizes em ajudar a levar sua empresa para a nuvem.