A computação em nuvem deixou de ser uma tendência e se transformou na principal alternativa para as empresas armazenarem e disponibilizarem os dados de acordo com a demanda. Uma prova disso é o fortalecimento do conceito de cloud first, que consiste na adoção dessa tecnologia como prioridade na hospedagem de aplicações.
Ou seja, uma companhia, ao desenvolver ou adquirir um sistema, tem como mentalidade predominante o uso da computação em nuvem para manter essa solução tecnológica mais disponível para os usuários e, consequentemente, mais protegida contra os ataques cibernéticos.
Neste artigo, vamos apontar elementos que reforçam as vantagens de priorizar o uso da cloud no mundo corporativo. Confira!
Projetos mais eficientes
Uma loja virtual, por exemplo, está querendo contratar um provedor de nuvem para garantir um maior nível de disponibilidade das informações para o público-alvo. Essa decisão foi tomada levando em consideração questões técnicas e o fato de o investimento em uma infraestrutura própria de Tecnologia da Informação ser bastante elevado.
Ao escolher uma opção mais econômica e viável tecnicamente de hospedar os dados, uma empresa ganha eficiência em curto prazo. Ou seja, consegue um melhor desempenho ao investir de maneira estratégica e inteligente. Isso é fundamental para o negócio ser mais competitivo e sustentável economicamente.
Quanto mais uma companhia economiza recursos financeiros sem prejudicar a qualidade dos serviços, maiores são as chances de investir em outras ações que podem agregar valor e diferenciá-la dos concorrentes. Esse aspecto inegavelmente mostra como a adoção do conceito de cloud first pode ser benéfica.
Flexibilidade acima de tudo
Em muitos setores econômicos (varejo, indústria, turismo, entre outros), as oscilações de demanda são bastante representativas. Em outras palavras, a diferenciação entre os momentos de pico e o de normalidade é bastante marcante, exigindo um bom planejamento para evitar desperdício de recursos.
Por isso, a contratação de computação em nuvem deve permitir a possibilidade de reduzir a quantidade de serviços disponibilizados em um determinado período. Dessa maneira, uma empresa só vai contratar o que realmente necessita para atuar de acordo com as expectativas da audiência.
Ao apostar na cloud computing, um bom caminho é estabelecer um contrato que seja flexível. Assim, também será viável aumentar a capacidade de armazenamento de dados, o que é vital para um site se manter no ar, mesmo nos períodos de maior procura. Esse é um cuidado que não pode ser ignorado em hipótese alguma.
Foco na escalabilidade
O consumo de informações cresce de forma exponencial anualmente. Cada vez mais as pessoas adquirem produtos e serviços pela internet. Além disso, as empresas estão se digitalizando e acabando com os documentos em formato papel. Essa conjuntura exige um investimento estratégico em infraestrutura de TI.
Nesse sentido, uma alternativa interessante é a multicloud, ou seja, a nuvem híbrida, em que uma organização opta por armazenar ferramentas estratégicas na nuvem privada, e outras soluções em um provedor externo.
Com um bom planejamento, é possível adotar a cloud first com foco na escalabilidade. Assim, é possível aumentar a capacidade de gerenciar as informações e ampliar o uso de sistemas de forma ágil. Esse procedimento permite utilizar os recursos de TI com mais eficiência e agilidade.
Se deseja aprimorar o uso da computação em nuvem no seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para te mostrar como a tecnologia pode ajudar o seu negócio a atingir uma performance notável!