Como viemos falando em nossos artigos ao longo dos últimos meses, o investimento em cloud computing passou a ser uma prioridade para muitas empresas, seja pela necessidade de obter mais segurança ou pela agilidade em administrar um grande volume de dados. Além disso, essa iniciativa proporciona mais mobilidade para a equipe. Mas nem tudo é perfeito, é necessário evitar alguns erros ao migrar para a nuvem.
Afinal, qualquer equívoco nesse processo pode comprometer a segurança dos dados e a imagem institucional. Dessa forma, o investimento realizado pode provocar danos que dificilmente serão recuperados em curto prazo.
Neste artigo, vamos destacar as principais falhas relacionadas com a migração para a nuvem e apontar por que vale a pena apostar em um parceiro de TI experiente para executar essa atividade com inteligência. Confira!
Ausência de um bom planejamento
É preciso ter uma noção do impacto que será provocado nos serviços com a implementação da nuvem. Esse procedimento é muito importante para minimizar o período em que as atividades serão paralisadas por causa da transição.
Se esse estudo não for devidamente realizado, as possibilidades de haver erros ao migrar para nuvem são consideráveis. Por isso, é fundamental que exista uma programação muito clara dos trabalhos necessários para adotar a cloud computing dentro das melhores práticas do mercado.
E isso precisa também ser devidamente comunicado para os colaboradores e os clientes. Essa medida é uma maneira de mostrar transparência e de evitar reclamações relativas à falta de informações sobre uma eventual interrupção nos serviços em virtude da migração.
Falta de informações sobre o provedor
Não há dúvidas de que uma companhia pode obter diversas vantagens com a adoção da computação em nuvem. Mas não basta apostar na tecnologia por uma questão de modismo, porque é fundamental implementá-la de maneira correta e com foco em resultados.
Para atingir esse objetivo, uma boa alternativa é obter informações sobre como o provedor de TI atua nas atividades de implementação e suporte relativos à nova infraestrutura. Assim, fica mais fácil escolher um parceiro de alto nível e evitar problemas que afetam consideravelmente a disponibilidade dos sistemas aos colaboradores e a qualidade do atendimento prestado ao público-alvo.
Descuido com a segurança da informação
De que maneira o provedor de nuvem atua para minimizar os riscos de invasão à rede corporativa? É uma pergunta que deve ser respondida com bastante clareza, porque a migração para a cloud computing tem a obrigação de oferecer um maior nível de proteção aos dados.
Se uma empresa optar pela nuvem híbrida (armazenamento local e terceirizado das informações ao mesmo tempo), é primordial estabelecer, com clareza, os dados e sistemas que estarão sob a responsabilidade do fornecedor.
Também é indicado que ambos adotem uma política de backups (cópias de segurança). Caso isso não seja executado, existe a possibilidade de haver perdas de informações relevantes para o negócio.
Análise equivocada da capacitação do provedor
Fazer mudanças sempre impactam uma empresa, independentemente da mentalidade dos gestores e funcionários. Em razão disso, é indicado avaliar como o fornecedor de serviços de TI atua no processo de implementação e adoção de uma nova tecnologia.
Um dos maiores erros ao migrar para nuvem consiste na análise equivocada sobre a capacidade de o parceiro oferecer resultados. Para não cometer essa falha, é válido optar por um provedor experiente com uma boa reputação no mercado e condições de agregar valor ao negócio.
Se realmente deseja aproveitar o potencial da cloud computing, entre em contato conosco agora mesmo! Somos um dos maiores parceiros AWS do sul do Brasil. Nossa equipe está à disposição para oferecer um atendimento personalizado!